sábado, 17 de junho de 2017

A RÚSSIA NA PONTA DOS PÉS

Russian State Ballet: trechos de "Lago dos Cisnes", "Quebra Nozes", "A Bela Adormecikda"  e "Dom Quixote"  no repertório

   Russian State Ballet se apresenta em Londrina pela primeira vez com um repertório de clássicos

   Após se apresentar nos grandes centros culturais do Brasil, durante a turnê de 2016, a companhia Russian State Ballet chega pela primeira vez a Londrina. Reconhecido internacionalmente como um dos melhores do mundo, o grupo sobe ao palco do Teatro Marista com o espetáculo “Estrelas do Ballet da Rússia”, no domingo (18), às 20h. A atração reúne, em apenas uma apresentação grandes clássicos da história do balé como “Lago dos Cisnes” , “Quebra Nozes”, “A Bela Adormecida” e “Dom Quixote”. 
   Conciliando tradição e inovação, a companhia mostra que as dificuldades dessa arte superam o físico – afinal, fazer pliês e botar os pés em meia-ponta numa apertada sapatilha não são tarefas para qualquer um. Adicionar toques de modernidade ao clássico, sem que a essência se perca no meio do caminho, é um desafio. “É um processo complexo. Temos que pensar, ao mesmo tempo, em questões diferentes, como financiamento, seleção dos artistas, onde estudar e ensaiar, preparação do figurino dos técnicos, Assim como a vida, os problemas são resolvidos um de cada vez. Devemos trabalhar sem descanso para manter o nível alcançado e superá-lo, na medida do possível”, conta o coreógrafo do Bolshoi – a mais renomada companhia russa – e diretor da Russian State Ballet, Viatcheslav Gordeev. 
   Representante dessa união entre o clássico e o moderno, o Russian State Ballet surgiu do sonho de Irina Tichomirova, primeira balarina do Bolshoi e diretora da Sociedade Filarmônica de Moscou, em 1970. De lá para cá, astros dos principais grupos russos, como o Kiros, Stanislavski e o Bolshoi, uniram-se à equipe. No total, são mais de 100 profissionais envolvidos na companhia, que já passou por outros 18 países e foi aplaudida por mais de cinco milhões de pessoas ao redor do mundo, sempre encantando a todos com belas apresentações. Os 20 solistas da companhia são os responsáveis pelo encontro entre o erudito e o moderno. Todos sabemos que o artista que recebe treinamento somente em dança contemporânea não pode bailar os clássicos. Quem é preparado em dança clássica pode assimilar qualquer outro tipo de linguagem. É muito útil que o bailarino se expresse de uma forma a outra”, explica Gordeev. 
   Com essa tradição em mente, aliada à intenção de popularizar o balé clássico em todo o Brasil , as turnês da Russian State Ballet são realizadas por aqui desde 2013. O projeto nasceu de uma parceria entre o produtor Augusto Stevanovich com apoio do Ministério da Cultura da Rússia: da Câmara Brasil/Rússia de Comércio, Indústria e Turismo e da Embaixada e Consulado da Rússia no Brasil, além de teatros e casas de espetáculos espalhados pelo país. 

  SERVIÇO
Estrelas do Ballet da Rússia
Data: Domingo (18)
Horário: 20h
Local: Teatro Marista (Rua Cristiano Machado, 240)
Valores: R$ 205 (inteira) / R$ 105 (meia-entrada)
Pontos de Venda: Online através do www.okingressos.ombr
Bilheteria do Marista Londrina (Rua Cristiano Machado, 240)
Ótica Visolux (Rua Senador Souza Naves, 364)
Maison Royale Escola de Ballet e Artes (Rua José do Alencar, 46). (FONTE: DANIELI SOUZA – Reportagem Local, caderno FOLHA 2, 17 e 18 de junho de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares