terça-feira, 16 de agosto de 2016

VOZES BERBAIS


   Quando falamos sobre vozes verbais, estamos tratando da forma como o verbo se relaciona com seu sujeito. Mais especificamente, poderíamos dizer que a sua voz verbal depende da maneira como o sujeito se posiciona com relação à ação do verbo, se de uma forma ativa ou passiva. Aliás, a ideia de ação é fundamental, pois com verbos que não apresentam essa ideia (como os de ligação, por exemplo), não temos como analisar a voz verbal da oração.
   Antes de tratarmos dos tipos de vozes verbais, é importante citar dois conceitos fundamentais: o de agente e o de paciente. Agente é aquele elemento dentro da frase que pratica a ação representada pelo verbo, enquanto que paciente é quem recebe os efeitos dessa ação. Por exemplo, na frase “o menino leu o livro”, podemos dizer que o menino é o agente, pois pratica a ação de ler, e o livro é o paciente, pois é lido, recebendo os efeitos do verbo ler. 
   Sabendo isso, podemos passar aos três tipos de vozes verbais de nossa língua:
   1 – Voz ativa é quando o sujeito da frase também é o agente, ou seja, representa quem pratica a ação. Por exemplo: “O aluno fez a redação”. Nesse caso, o sujeito da oração (o aluno) está praticando a ação de fazer a redação. Sujeito agente e voz ativa. 
   2 – Voz passiva é quando o sujeito não está praticando a ação, mas sim recebendo seus efeitos, ou seja, á paciente. Na frase “A redação foi feita pelo aluno”, o sujeito é “a redação”, que não pratica ação nenhuma. O agente, nesse caso, é “o aluno”, aqui classificado como agente da passiva. Sujeito paciente e voz passiva.
   É importante notar que, no português, existem dois tipos de voz passiva: a analítica, formada por um verbo auxiliar (ser ou estar) e pelo particípio do verbo principal (“A matéria é estudada pelos alunos”) e a sintética, em que o verbo é conjugado na terceira pessoa e acompanhada pelo pronome “se” (“Estudou-se a matéria”). 
   3 – Voz reflexiva: consiste em uma espécie de mistura das vozes ativa e passiva, já que aqui o sujeito é ao mesmo tempo agente e paciente, ou seja, ele pratica e também recebe os efeitos da ação. Isso fica claro, por exemplo, na frase “A garota se olhou no espelho”, em que é fácil notar que o sujeito (a garota) está praticando a ação de olhar e também está sendo olhada. Sujeito agente e paciente e voz reflexiva. 
   Existe ainda um tipo especial de voz reflexiva, voz reflexiva recíproca, que acontece quando os elementos constituintes do sujeito composto realizam a ação um para o outro, reciprocamente. Por exemplo: “O professor e o aluno se cumprimentaram” (note como os dois cumprimentam e são cumprimentados ao mesmo tempo, ou seja, são agente e paciente. 
   A correta classificação da voz de um verbo em uma oração é assunto recorrente em vestibulares e concursos, assim como a transformação de voz ativa em passiva e vice-versa, o que é um procedimento bastante simples, como você deve ter percebido pelos exemplos dados aqui: “O aluno fez a redação” – “A redação foi feita pelo aluno”.
A esse respeito, só uma observação: a voz passiva, para existir, depende de um verbo transitivo direto. Se o verbo da oração for intransitivo (“O professor saiu”) ou transitivo indireto (“Nós gostamos de chocolate”), temos voz ativa, mas é impossível transformar em passiva. 
   Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Mande um e-mail!
Até a próxima terça. (FLAVIANO LOPES – PROFESSOR DE PORTUGUÊS E ESPANHOL. Encaminha as suas dúvidas e sugestões para bemdito14@gmail.com página 2, coluna BEM DITO, caderno FOLHA 2, terça-feira, 16 de agosto de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares