sexta-feira, 19 de agosto de 2016

PÃO COM GOSTO DE MINAS


Pão de queijo do Bolo do Frei Palhano: mistura de sabores com recheios especiais
   O tradicional pão de queijo ganhou recheios salgados e doces que valorizam ainda mais o quitute tipicamente brasileiro 

   Quitute 100% nacional, o pão de queijo tem uma ligação tão forte com o povo brasileiro que ganhou uma data especial para chamar de sua. Comemorado em 17 de agosto, o Dia do Pão de Queijo joga holofotes sobre o sabor inigualável da receita criada em Minas Gerais no século XVIII e que ganhou o País. Além da tradicional harmonia com um cafezinho feito na hora, o pãozinho saído do forno tem ganhado novos parceiros em versões recheadas com queijo meia cura ou goiabada.
   Preparado basicamente com queijo, polvilho , água, leite e ovos, o pão de queijo permite várias outras combinações. “Experimentamos vários tipos de recheio até constatar que o queijo meia cura seria a melhor opção. A consistência que fica entre o queijo frescal e a muçarela garante uma textura especial e um sabor delicioso”, afirma Ricardo Borges, proprietário do Café Royal Londrina. 
   Além do recheio, Borges ressalta que a forma de preparo do pão de queijo recheado também faz a maior diferença. “Logo após retirar o pão de queijo do forno, cortamos ele ao meio e deixamos uma ‘língua’ do queijo pra fora. Em seguida, passamos manteiga de alta qualidade em cima e prensamos na chapa. Com esse processo o pão de queijo fica crocante por fora e macio por dentro. Além disso, ele fica lindo no prato e a pessoa já começa a comê-lo com os olhos”, garante. 
   A eterna e irresistível mistura entre queijo e goiabada levou Vanessa Nelges a unir o salgado do pão de queijo ao adocicado da fruta. “É uma explosão de sabores”, salienta ao dar algumas dicas. “Uso a goiabada cascão, que tem uma qualidade diferenciada, corto um pedaço dela e coloco no meio do pão de queijo antes de levá-lo ao forno. Isso faz com que a goiabada se integre à massa e fique na mesma temperatura do pão”, detalha a proprietária do Bolos do Frei Palhano. 
   Segundo ela, até mesmo o pão de queijo congelado pode ganhar mais sabor com alguns cuidados básicos. “Além da massa ser refrigerada adequadamente , é importante levá-lo ao forno aquecido a uma temperatura de cerca de 175 graus logo após ter sido retirado do freezer ou congelador. Dessa forma ele ficará crocante por fora e garantirá a maciez por dentro”, orienta. 
   Outra dica dada por Vanessa é acrescentar queijo parmesão ao pão antes de levar o quitute ao forno. “O ideal é usar o queijo parmesão faixa preta, que não é tão duro por ter sido maturado em um tempo menor. Basta ralar um pouco do queijo e jogar em cima da massa antes de assá-la”, ensina. 
  
 RECEITA SECULAR

   O pão de queijo teve sua origem em Minas Gerais. Dados históricos remetem o surgimento da receita ao XVIII, quando havia grandes quantidades de queijos nas fazendas das mais tradicionais famílias mineiras. Como as sobras acabavam endurecendo , as cozinheiras locais acabaram criando pratos para aproveitar o ingrediente. Conta-se que após várias tentativas, chegaram ao ponto do pão de queijo e a receita foi se espalhando por todo o País.

PÃO DE QUEIJO                          

   Ingredientes

1 xícara (chá) de óleo 1 xícara (chá) de água 1 xícara (chá) de leite 2 colheres de sopa de sal 1 kg de polvilho doce 100g de queijo parmesão ralado no ralo fino (1 1/2 xícara de chá)

   MODO DE PREPARO 

   Em uma panela, coloque o óleo, a água, o leite e o sal e aqueça em fogo médio até ferver. Em uma tigela coloque o polvilho doce, abra um buraco no meio do polvilho e despeje a mistura de leite fervente por todo o polvilho. Com uma colher misture rapidamente o leite quente no polvilho até escaldar. Em seguida acrescente os ovos, o queijo minas padrão ralado e o queijo parmesão ralado. Misture até incorporar todos os ingredientes e a massa ficar lisa. Com uma colher pegue pequenas porções de massa, faça bolinhas e coloque numa assadeira. Asse em forno médio préaquecido a 200º por cerca de 30 minutos ou até dourar. (MARCOS ROMAN- Reportagem Local, Caderno FOLHA 2, Sabores, sexta-feira, 19 de agosto de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares