terça-feira, 9 de agosto de 2016

CONGRESSO POLITIZA DISCUSSÃO SOBRE AGRONEGÓCIO

Evento contou com 800 participantes, entre governadores, deputados, presidentes de cooperativas, analistas econômicos e ex-ministros
   Para painelistas, cadeia produtiva interligada e agricultura familiar são a chave para o crescimento do setor 
   São Paulo – Com críticas ferrenhas ao governo Dilma Rousseff (PT) e pensando na maior eficiência das cadeias produtivas e sinergia da sericultura empresarial e familiar, aconteceu ontem, no Sheraton WTC Hotel, em São Paulo, o 15º Brasileiro de Agronegócio. O evento, altamente politizado, contou com a presença de 800 participantes, entre governadores, Deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), presidentes de cooperativas, analistas econômicos, ex-ministros da agricultura e diversos representantes de peso do setor, de diversas instituições.. 
   Uma das participações mais aclamadas pelo público presente foi a senadora Ana Amélia Lemos (PP/RS), que trabalhou por cerca de cinco anos para a criação da lei das integradoras e integrados, aprovada recentemente, que responde a grande parte da cadeia de aves e suínos do País. Ela disse que hoje o agronegócio tem levado o Brasil “nas costas” e não houve uma força no cargo da presidência recentemente, *para liderar esse importante momento. “O agronegócio sobe de elevador, enquanto a burocracia, de escada.”
   O tema do congresso, que contou com vários países foi “Liderança e Protagonismo”. O presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Luiz Carlos Corrêa Carvalho, citou alguns pontos que ele considera importante para melhorar a situação atual do setor. “Temos que sair do ciclo vicioso de intervenção do governo. Precisamos de mais acordos comerciais, maior defesa contra subsídios e menor Custo Brasil. A partir de agora até o final do ano acredito que teremos resultados melhores, apesar de não escaparmos do PIB negativo”, salientou ele, se referindo á expectativa do desfecho do impeachment da presidente Dilma Rouseeff. 
   Nesta mesma linha do que “o melhor está por vir” nitidamente se referindo ao governo de Michel Temer (PMDB), o economista membro do Conselho Consultivo da Federação Brasileira de Bancos, José Roberto de Mendonça de Barros, disse que o setor vive uma transição de um sistema de poder para outro, que “há algo melhor pela frente, mas que precisa ser construído”.
   Para isso, ele elencou alguns pontos estratégicos para um projeto de agronegócio mais eficiente. O primeiro deles é um problema antigo, mas que precisa ser resolvido urgentemente, ligado à infraestrutura e políticas tributária e trabalhista. O segundo é pensar nas cadeias produtivas de forma mais interligada. “No mundo moderno em que vivemos, necessitamos de uma integração clara e completa dos processos. A divisão de agricultura, indústria e serviço não vale mais a pena. Decretou. 
   O economista também disse que o terceiro ponto o País cumpre bem, que é a firmeza em utilizar tecnologias de agricultura de precisão. “Também precisamos aumentar nossos produtos industrializados para exportação, avançar em sustentabilidade e acabar com a falsa dicotomia entre a pequena e a grande produção.”
   O deputado federal Marcos Montes, presidente da FPA, também bateu na tecla de fortalecimento da agricultura familiar. “ Hoje a agricultura, independentemente do tamanha da propriedade, é um só negócio no País”, complementou. *O jornalista viajou a convite da Abag. 
   FOCO E EFICIÊNCIA PARA CONQUISTAR NOVOS MERCADOS 

   “Temos que voltar a ter o velho Itamaraty.” Assim definiu o presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag). Luiz Carlos Corrêa Carvalho, sobre a situação do ministro das Relações Exteriores, José Serra. Frente ao que pode ser feito pelo agronegócio brasileiro no mercado internacional, incrementando as exportações. Vale lembrar que o País teve boas notícias recentemente: a abertura dos Estados Unidos para a carne bovina nacional in natura e uma conversa com a Argentina para um trabalho bilateral mais sistematizado entre os dois países.
   O embaixador de carreira e ex-secretário do Itamaraty Marcos Azambuja esteve presente no 15º Congresso Brasileiro de Agronegócio e disse que nos últimos anos houve um abandono do profissionalismo no que diz respeito às relações internacionais e captação de novos mercados para o agronegócio. “É preciso ter foco, com uma diplomacia de resultados e mais eficiente.”
   Para Azambuja, isso passa, necessariamente, pela busca de acordos bilaterais, “sem preconceitos”. “Mais do que o global , precisamos olhar para o regional, se aproximar, por exemplo, de países vizinhos e convencê-los a usar a estrutura do Brasil, como os portos. É uma política de redução e atração”, complementou. Outro ponto relatado pelo embaixador é que o “Brasil precisa buscar a propriedade intelectual dos seus produtos e não ficar apenas em volume”.
   Já a economista-chefe da XP Investimentos, Zeina Larif, comentou que o importante agora é que com a “mudança de regime político”, o governo pare de “atrapalhar” o agronegócio, com uma agenda de segurança jurídica e com marcos regulatórios mais eficientes. “Hoje as reformas econômicas estão com um status de agenda de governo. Isso passa por reformas estruturais isso é inevitável. O agronegócio não pode ficar dependendo da taxa de câmbio e deve focar numa agenda microeconômica”, complementou. (VL). (VICTOR LOPES – Reportagem Local, FOLHA ECONOMIA & NEGÓCIOS, página 4, terça-feira, 9 de agosto de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares