terça-feira, 2 de agosto de 2016

ENVIDRAÇAR SACADA VALORIZA O ESPAÇO, MAS EXIGE CUIDADOS





   Por interferir na fachada do edifício, mudança precisa ser feita em comum acordo com os demais condôminos. Existem normas específicas para o tipo de material que precisam ser seguidas

   Fechar a varanda ou sacada do apartamento com vidro ajuda a diminuir a poeira, protege do barulho, do vento, do frio e ainda dá mais utilidade àquele espaço, que acaba se tornando uma extensão do living. Apesar dos muitos benefícios, essa mudança pode criar grandes problemas, já que interfere diretamente na fachada do prédio. Por isso, é importante conhecer as regras acerca de assunto. 
   O fechamento de sacadas e varandas com folhos de vidro deve ser uma decisão conjunta com o condomínio. Elas fazem parte do visual da fachada do prédio e qualquer mudança precisa ser de comum acordo com os moradores. 
   Alteração de fachada, inclusive, é um dos assuntos recordistas de demanda judicial envolvendo condomínios e também um dos mais polêmicos. O Código Civil proíbe expressamente que qualquer condômino altere a fachada do edifício. Os casos mais clássicos nas discussões sobre alteração da fachada, de acordo com o advogado especialista em condomínios e membro da Comissão de Direito Imobiliário da OAB Londrina, Maurício dos Santos Vieira, são a instalação de aparelhos de ar-condicionado e a mudança das cores. 
   “Na visão judicial, o fechamento de sacadas com vidro e a colocação de telas de proteção, como são medidas consideradas de segurança, acabam sendo colocadas acima da questão estética. Mas analisando friamente a legislação, não deixa de ser alteração na fachada também”, pondera. 
   Por isso, é preciso cautela. Segundo Vieira, antes de contratar a colocação dos vidros é preciso analisar a convenção do condomínio. “Isso deve ser aprovado em assembleia, assim como a padronização dessa nova estrutura”, explica. Caixilhos, vidros, esquadrias e modelos de envidraçamento devem ser os mesmos em todos os apartamentos. 
   O especialista alerta que o condômino que desconsiderar essas regras, pode ser penalizado. “havendo um dispositivo específico na convenção, se o condômino infringi-lo, ele deve ser notificado e depois multado pelo condomínio. Se não resolver, cabe ação de obrigação de desfazer. E isso acontece muito”, garante Vieira.

   ESPECIFICAÇÕES

   O fechamento de varadas e sacadas com vidros é assunto sério e exige toda atenção na hora da contratação, já que, se feito de forma negligente, pode oferecer vários riscos. Em condomínios antigos, por exemplo, o aval de um engenheiro é indispensável. O profissional contratado pode estudar se a estrutura do local aguentará o aporte de peso, eliminando assim o risco de um desabamento. 
   O tipo de material a ser colocado também exige atenção. “Como o fechamento de sacadas com vidros se popularizou bastante, surgiram no mercado kits que não são certificados e não garantem a segurança da instalação “, afirma Caio Garcia, representante da Akoryan, empresa especializada em envidraçamento de sacadas.
   Segundo ele, existem normas que precisam ser seguidas. Quando a altura do espaço a ser fechado for de até 1,70 m, a espessura do vidro deve ser de 8mm. Quando for superior a isso, 10mm. A espessura do vidro também depende do andar em que fica o apartamento. “Isso tudo é normatizado por causa da força do vento. Até o 29º andar, o vidro e de 8mm. Acima disso, 10mm.
   Com relação a cor do vidro, Garcia explica que, normalmente quem define é o arquiteto do empreendimento. “É dele o direito autoral daquela fachada. Ele autoriza a utilização do vidro que achar mais adequado ao projeto original. Na maioria das vezes, o incolor é o escolhido porque interfere menos no visual. Temos poucos casos de fachadas com vidro azul ou verde aqui em Londrina”, conta. 
   Quanto ao tipo de vidro, o mais recomendado atualmente é o laminado, opção mais cara que o vidro temperado, mas que conta com uma película que, além de reter os raios UVA e UVB e melhorar a performance acústica, impede que o vidro se estilhasse totalmente caso seja quebrado. (JULIANA GONÇALVES – Especial para a FOLHA, FOLHA CLASSIFICADOS – IMOBILIÁRIA- domingo, 31 de julho de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares