segunda-feira, 15 de agosto de 2016

TÉCNICA ROBÓTICA TRAZ AVANÇOS CONTRA PARALISIA

Neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis lidera estudos em que oito pacientes paralisados restabeleceram parcialmente sensações e controle muscular nas pernas após treinamentos com  dispositivos robóticos controlados pelo cérebro
   Tratamento inovador liderado por um médico brasileiro nos EUA devolve a mobilidade parcial das pernas aos paraplégicos

   São Paulo – Um estudo liderado pelo neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, da Universidade Duke, nos Estados Unidos, mostrou que oito pacientes paralisados há anos com lesões na coluna vertebral restabeleceram parcialmente sensações e controle muscular nas pernas depois de passar por treinamentos com dispositivos robóticos controlados pelo cérebro. 
   A pesquisa foi publicada na última quinta-feira, na revista Scientific Reports. Há anos a equipe de Nicolelis trabalha no projeto Walk Again (Andar de Novo), que desenvolve tecnologias de interface cérebro-máquina (ICM) com o objetivo de produzir exoesqueletos (vestes robóticas) e outros dispositivos que possam ser controlados pelo cérebro dos pacientes, para que eles possam recuperar movimentos.
   No novo estudo, os cientistas utilizaram um sistema ICM não invasivo denominado eletroencelografia externa (EGG), controlados por eletrodos instalados sobre o couro cabeludo do paciente, para movimentar exoesqueletos e elementos de realidade virtual. 
   O objetivo do projeto é permitir que pessoas com leões na coluna vertebral e sequelas de acidentes vasculares cerebrais possam recuperar a força, a mobilidade e a independência. Mas, com o novo estudo, os cientistas acreditam que o treino de longo prazo com ICMs pode induzir os pacientes a uma recuperação neurológica.
   “Nós não poderíamos ter previsto esse resultado clínico surpreendente quando começamos o projeto. Os pacientes que usaram ICMs por um longo período tiveram avanços em seu comportamento motor, nas sensações táteis e em funções viscerais abaixo da linha da lesão na coluna vertebral”, afirmou Nicolelis. 
   “Até agora ninguém havia observado a recuperação dessas funções em pacientes tantos anos após terem sido diagnosticados com paralisia completa.” Depois de um ano de treinamento, a recuperação das sensações e do controle muscular de quatro pacientes foi tão considerável que os médicos mudaram os diagnósticos de paralisia completa para paralisia parcial, segundo o artigo.
   A maior parte dos pacientes apresentou melhora no controle da bexiga e nas funções dos intestinos, reduzindo sua dependência de laxantes e cateteres, segundo Nicolelis. Essas mudanças reduzem o risco de infecções, que é alto entre pacientes com paralisia crônica, de acordo com o cientista. 
   NERVOS RECUPERADOS
Treinamentos semanais foram feitos com dispositivos que estabelecem comunicação direta entre o cérebro e computadores. Segundo Nicolelis, o treino funcionou como um tipo de terapia, restabelecendo nervos da coluna vertebral que haviam sobrevivido ao impacto dos traumas que causaram a paralisia. De acordo com ele, esses nervos intactos ficam inativos por anos porque não há sinais emitidos do córtex cerebral para os músculos. “O treinamento com a ICM pode ter reacendido esses nervos.” (FÁBIO DE CASTRO – Agência Estado, FOLHA SAÚDE, página 10, segunda-feira, 15 de agosto de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares