segunda-feira, 22 de agosto de 2016

MUITA TECNOLOGIA, POUCA SABEDORIA


   No dia 3 de setembro de 1989, o comandante Cezar Garcez pilotava o Boeing 737-200 da Varig, na rota São Paulo-Belém, com 48 passageiros e seis tripulantes. Tendo pego a rota contrária, o comandante foi obrigado a fazer pouso forçado na floresta perto de São José do Xingu, Mato Grosso, matando 12 pessoas e ferindo outras 13. A tragédia só não foi maior devido à habilidade do piloto. A causa do acidente foi um erro banal. Em vez de pegar a rota 270 (norte) rumo a Belém, o piloto seguiu a rota 027 (oeste) em direção à selva. Mas por que o comandante cometeu um erro tão primário?
   Segundo as investigações, o piloto e os tripulantes estariam fazendo aquilo que os entusiasta da geração Y dizem ser a marca dos jovens de hoje: fazer várias coisas ao mesmo tempo (por exemplo) assistir a uma aula de matemática, responder mensagens no celular, navegar no tablete e conversar com o colega ao lado). O piloto Cezar Garcez e os tripulantes estavam distraídos ouvindo o jogo da seleção brasileira contra o Chile, válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 1990, e não prestaram a devida atenção na diferença entre 270 e 027, tomando o rumo d mata. 
   Virou modismo achar que um jovem é capaz de fazer cinco coisas simultâneas, mantendo o foco, a atenção e a concentração. Fico imaginando um cirurgião em plena operação de transplante de coração, com celular tocando, tablete aberto e televisão ligada na sala de cirurgia. É óbvio que isso não tem lógica alguma. Os neurocientistas afirmam que o cérebro humano não mudou nada nos últimos 40 anos para justificar essa conversa de que a geração Y é capaz de fazer cinco coisas ao mesmo tempo , como se o cérebro fosse um para os menores de 30 anos e outro para os maiores dessa idade. É uma falácia. 
   Além dessa falácia, as engenhocas eletrônicas e as tecnologias modernas vêm sendo tratadas como fim em si mesmas, como se bastasse dominá-las para ser evoluído. Mas a verdade é bem outra, A alfabetização e a educação fornecem o processo, longo e complexo, para dominar a linguagem, desenvolver o raciocínio, incorporar os conhecimentos da ciência e da moral e aprender as habilidades técnicas. A tecnologia (na qual estão as máquinas, os aparelhos como o rádio, televisão, o computador, o telefone, a internet ) é útil e necessária (negar isso seria estupidez); mas é um meio, não é um fim em si mesma.
   A habilidade com essas tecnologias não substitui a leitura, o estudo intenso e a repetição de exercícios, como foco, atenção e concentração. Um estudante de Engenharia não aprenderá matemática e física se não prestar atenção às aulas e gastar horas e horas estudando e fazendo exercícios. Se fizer tudo enquanto atende o telefone, responde mensagens, navega no tablete e e vê um jogo de futebol na televisão, o aprendizado será obviamente muito menor. 
   Outra questão preocupante é o baixo índice de leitura de livros. Fala-se muito no aumento da venda de e-books. Eles são muito vendidos, mas pouco lidos. Pesquisas mostram que poucos donos de tablets leram um livro inteiro na tela do equipamento. Leitura de livros depende de interesse, paixão, paciência e concentração, coisas escassas na geração Y, cuja marca é a pressa e a ansiedade. O mundo anda empolgado com a tecnologia e entediado com a sabedoria. 
   Na época da tragédia, o comandante Garcez tinha 32 anos. Era da geração Y. Tentou fazer duas coisas ao mesmo tempo. Não deu certo. Para 12 pessoas, o preço foi a morte na selva. (JOSÉ PIO MARTINS, economista e reitor da Universidade Positivo em Curitiba, página 2, coluna ESPAÇO ABERTO, segunda-feira, 22 de agosto de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares