sexta-feira, 12 de agosto de 2016

TEATRO MÃE DE DEUS


   Naquele momento desafiador, poético e único, a concepção da arquitetura do Complexo Esportivo e Cultural do Colégio Mãe de Deus, iniciou-se em 2000. Foram 16 anos de estudos, projetos, adequações para sua viabilidade financeira e finalmente a sua concretização. Como definir a arquitetura com o seu significado mais amplo, belo e atemporal? A arquitetura tem apenas o significado do abrigo e a garantia da realização funcional com qualidade e competência? Será apenas um processo metodológico de concepção espacial, através puramente de uma visão sistêmica, contemplando o programa físico-funcional, atendendo as técnicas construtivas e sua inserção no meio urbano? O que podemos refletir sobre isso? 
   Paul Valery, filósofo francês (1871/1945), no diálogo que imaginou entre Sócrates e Fredo conversando sobre arquitetura, põe na fala deste último: “... você não reparou nos seus passeios por esta cidade, que dentre os edifícios que a povoam uns são mudos, outros falam e outros ainda, que são mais raros, cantam?”.
   Este é o nosso maior desafio. O obstinado desejo em obter o significado atemporal, retrato do seu tempo e um incansável provocador de emoções. O edifício deve ser convidativo a favor de uma relação informal entre o maior número de pessoas com os espaços públicos e privados, tendo a qualidade espacial e o conforto ambiental com o fim e a tecnologia como meio de obtê-los, e que o edifício se espelhe na cidade e ela o identifique como parte do seu ser. 
   A solenidade de inauguração na manhã da última sexta-feira, 5 de agosto de 2016, nos deixou extremamente sensibilizados. Quando chamado para sua fala, o prefeito de Londrina se dirigiu à escada lateral do palco e ao se dirigir até o microfone, movimentou-se vagarosamente, de forma a olhar, olhar, mas principalmente enxergar ao seu redor a magnitude do espaço em que se introduzia. Suas palavras foram de enaltecer a emoção do lugar. Este depoimento do prefeito londrinense foi sublime. Nos deixou perplexos e com a sensação do dever cumprido. 
   Talvez, a vibração do espaço grandioso, único, simpático, limpo e contando com a força da dramaticidade da luz cênica presente, provocou a interatividade com o meio ambiente de forma harmônica , rítmica e compassada. Estamos falando de música? Não! De arquitetura. Esta, em sua plenitude exala emoções, leveza, sensações, harmonia, proporcionalidade, hierarquia volumétrica..., sendo assim poderíamos chamar arquitetura de arte? Temos certeza que sim!
   A arte, neste caso do teatro, é enaltecer a fantasia, a beleza do canto, a suavidade da música, a leveza da dança ou ainda a dramaticidade da peça teatral, interagindo com o espaço. A arte, por outro lado, também é minimizar a dor, o sofrimento, a angústia do usuário nos espaços fúnebres ou em um pronto-socorro superlotado de um hospital, em que ambos lutam para sobreviver. Qual é o desafio maior? 
   A vida profissional para todos é um eterno desafio. Mas, é exatamente isto que nos faz crescer, nos estimula. Aprender a cada instante. No momento em que percebemos que estamos “prontos”, é a certeza de que estamos “prontos” para começar.
   O Teatro do Colégio Mãe de Deus está concluído. A cidade de Londrina agradece o esforço de todos na obtenção deste espaço de cultura, educação e lazer. Enaltece a sociedade londrinense no engajamento neste processo longo e árduo, para a concretização deste sonho. Registra também a coragem e a perseverança da direção e de mais irmãs do Colégio Mãe de Deus na realização desta obra e, principalmente, o legado que deixa para todos nós londrinenses e demais cidades da região. Esta coragem e ousadia foram decisivas para a conquista de um teatro que agrega tecnologia de ponta e a integra a um espaço de alta flexibilidade de uso em cultura e educação, proporcionando assim, o que podemos considerar um dos teatros mais modernos deste país. Neste momento histórico, abrem-se as cortinas e começa o espetáculo! (NELSON SCHIETTI DE GIACOMO e TALITA DE GIACOMO, arquitetos responsáveis pelo projeto arquitetônico do Teatro Mãe de Deus em Londrina, ESPAÇO ABERTO, página 2, sexta-feira. 12 de agosto de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares