segunda-feira, 22 de agosto de 2016

NO ESPÍRITO DA ENTREVISTA


   Já tratei aqui dos diversos e inusitados recursos com que as empresas fazem seus processos de funcionários hoje em dia. Há diplomados imbecis no mercado. Recrutar e distinguir bons entre tolos tornou-se tarefa de titãs. Por isso, criatividade é o que mais se requer dos analistas.
   Recebi da minha filha Esther, que vive em Israel, um texto com a narrativa de próprio punho da experiência de um candidato num processo seletivo de uma empresa média naquele país. Leia a seguir:
   “Durante a entrevista, o gerente pegou seu laptop e o pôs nas minhas mãos dizendo:
- “Eu quero que você tente vender isso para mim.”
   Então, coloquei o computador debaixo do braço e saí caminhando para fora do prédio, rumo à minha casa. 
   Minutos depois, o gerente ligou desesperado ao meu celular:
   - ‘Ei, Cadê você? Traga o meu laptop de volta agora mesmo’.
   Ao que respondi:
   - ‘Claro. Por U$ 500 ele é seu’.”
   - Não é preciso dizer que o rapaz realizou o objetivo do gerente . E foi contratado. 
   Qual a dica aqui? Seja numa entrevista ou dinâmica de seleção não se preocupe só em demonstrar conhecimentos. O mais importante é captar o espírito do que o examinador deseja avaliar. Tente descobrir o que ele quer saber ou ver em você. E assim que souber, entre no clima e deixe a sua criatividade atuar com critério, disciplina e princípios. 
   E vai aqui uma sabedoria. As nossas aptidões são heranças genéticas. Mas as nossas competências são resultado do esforço pessoal que fazermos para adquirir isso. Trabalhe duro no desenvolvimento de novas competências e em aperfeiçoar aquelas que você já possui e usa com sucesso na busca de suas metas. Elas é que fizeram a diferença que diploma algum,  MBA e conhecimento nenhum jamais farão. ( ABRAHAM SHAPIRO, consultor e coach de líderes em Londrina, coluna ABRAHAM SHAPIRO, segunda-feira, 22 de agosto de 2016, caderno FOLHA EMPREGOS & CONCURSOS, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

2 comentários:

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares