segunda-feira, 1 de agosto de 2016

REINVENTAR-SE É PRECISO


   Pequeno produtor de Astorga se arriscou na produção de leite, abacaxi e ovos, mas se encontrou na sericultura
  
 Aos 68 anos, Bento Carmo Bisca é um pequeno produtor paranaense que tem a capacidade de se reinventar. Por nenhum instante ao longo de toda a sua vida na lavoura – “desde que ele se conhece por gente” – pensou em apostar em outra atividade longe da terra. Não que tenha sido fácil: já investiu em leite,, abacaxi, produção de ovos... mas foi na sericultura, com a criação do famigerado bicho-da-seda, que se encontrou e hoje já se tornou referência para a região, com sua propriedade em Astorga. 
   Sua área total com 6,5 alqueires, sendo que três alqueires são dedicados à produção de amora, alimento do bicho-da-seda. Na propriedade, eles trabalham em quaro pessoas. Além de Bento, estão a esposa, um dos três filhos que permaneceu firme na propriedade e a nora. Com muita dedicação, eles conseguem produzir por volta de 780 quilos de casulos, em dois barracões, a cada 25 dias. Toda a produção é entregue à Bratac, única fiação de seda do Estado que sobreviveu ao longo dos anos e que trabalha em parceira com os produtores, oferecendo inclusive, assistência técnica.    Para ele, a maior qualidade do produtor rural de pequeno porte é não desistir frente às adversidades que, por ventura, surjam. No abacaxi, ele teve problemas de contaminação das mudas; com os ovos, o preço do farelo ficou caro demais para alimentar as gs de produção. "Estou com a sericultura há 40 anos e  chegou um momento em que resolvi me dedicar apenas a esse trabalho. Criei meus três filhos dentro do barracão. No começo foi difícil, vendia o almoço para comprar a janta, mas foi o bicho-da-seda que me deu tudo o que tenho hoje.”
   O pedaço de terra deixado pelo pai foi divido entre os irmãos. Mas Bento acabou comprando a parte de todos eles, pois só ele permaneceu firme no negócio. Para sobreviver e prosperar. Ele conta que foi preciso mudar muita coisa ao longo dos anos. O investimento na produção e a tecnificação dos barracões foram peças-chave neste processo. “Antes, 70% da atividade era braçal. Hoje, cortamos a amora com máquinas. Limpamos o barracão com o trator e os casulos são retirados automaticamente. Gastei em torno de R$ 8 mil. Aliás, foi no ano passado que eu e meu filho decidirmos construir o segundo barracão. 
   Outro acontecimento importante foi há cerca de três anos, quando teve início a participação da empresa Bratac juntos aos sericultores da região. A atividade ficou ainda mais intensa, com todo o controle dos levantamentos econômicos, auxílio de técnicos no manejo em uma parceria com o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), por meio das Redes de Referência para a Agricultura Familiar. A propriedade da família acabou tornando-se um modelo a ser seguido pelos outros parceiros que estão na atividade. “ Já estava me propondo, inclusive, que façamos alguns dias de campo aqui na propriedade para mostrar o nosso trabalho aos demais, diz o sericultor. 
   Mas não é porque a família já é uma referência, que a vida é fácil e não precisa de trabalho intenso, muito pelo contrário. “Quando os barracões estão cheio de bicho-da-seda estão na quinta idade, às cinco horas da manhã já estamos no barracão. Í vamos até as dez horas da noite tranquilamente. Em propriedade pequena, é preciso vontade de trabalhar e colocar a mão na massa. Investir em soja e milho não dá retorno neste formato.”
   E será que todo esse trabalho dá retorno financeiro adequado? Pela condição econômica da família Bisca, a resposta é positiva. “Se estivesse na cidade, longe da propriedade, não terá uma vida boa assim. Viajo para a praia, para a casa dos meus parentes e o dia que quero comer um frango caipira ou uma leitoa, tenho à disposição. Eu vivo muito bem e com fartura”, se alegra Bisca. 

   NÚMEROS

   A produção brasileira de casulo de bicho-da-seda na safra 2014/15, foi de 2,9 mil toneladas, o Paraná respondeu por 2,4 mil toneladas, o que corresponde a 82,7% do total. Segundo dados do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), houve um crescimento de 9% na produção do Paraná no ciclo. No último levantamento estadual, verificou-se a presença da sericultura em 174 municípios, envolvendo cerca de 1,79 mil sericultores em uma área de 3.730 hectares de amoreiras. (VICTOR LOPES – Reportagem Local, página 10, FOLHA RURAL, sábado, 30 de julho de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares