terça-feira, 23 de agosto de 2016

FARÓIS ACESOS, FILÓSOFOS E POLÍTICOS


   No dia 23 de Maio de 2016, o então vice-presidente Michel Temer sancionou a lei 13.290 que obriga a utilização dos faróis acesos nas rodovias durante o dia. Achei isso muito oportuno! Afinal, as coisas por aqui andam tão obscuras que faz sentido essa reedição do feito do filósofo Diógenes que há mais de dois mil anos andava com uma lanterna acesa durante o dia para, segundo explicava, tentar encontrar homens honestos. Aventei, por isso, a possibilidade de que o autor dessa lei tenha tido as mesmas motivações, mas o que escamoteou sua ideia com o argumento de que era para aumentar a segurança nas estradas. Como a população está desiludida, desconfiada e sobrecarregada por leis criadas apenas com o fito de beneficiarem seu criador ou seus financiadores, aumentam a suspeita sobre o verdadeiro propósito de mais essa lei, até porque em alguns países, a prática existe, mas não obriga acender os faróis baixos e sim as chamadas DRI. (Daytime Running Light), ou seja, Luz de circulação diurna, opção mais moderna e econômica.
   Refletindo sobre esse tema, lembrei-me da conversa que mantive com um cidadão sobre ética e política quando ele, supostamente contrariado, disse: - “Infelizmente, é assim mesmo. Ninguém se candidata pensando no povo, mas para obter benefícios próprios” - e finalizou –“política é para espertalhões, mentirosos e descarados.” No ano seguinte, para minha surpresa, lá estava ele como candidato a vereador, e, no outro pleito, para deputado. 
   Sem saber ele empregou o paradoxo de Epimênides, outro filósofo grego que aplicava o seguinte silogismo: “Todos os cretenses são mentirosos”. Ora, sendo ele também de Creta, conclui-se que havia pelo menos um cretense veraz, já que ele dizia a verdade sobre os seus compatriotas. Ocorre que sendo ele um deles e dizendo a verdade que todos são mentirosos, impõe que ele também o era, logo, como confiarmos em sua afirmação? O sujeito com quem conversei ignorava a existência do silogismo, mas demonstrou não ser confiável em termos de política e jamais terá meu voto – pois sua lógica é epimenidiana.
   Na verdade, até acho que faróis acesos de dia ajudam sim a aumentar a visibilidade do veículo, mas como existem pessoas com grau variado de dificuldade visual, inclusive aqueles que têm fotofobia e são prejudicados pela luminosidade, acho que deveríamos aperfeiçoar a lei. Sugiro que, além dos faróis acesos, seja obrigatório o uso do som alto ou o cano de descarga aberto para fazer muito barulho e assim tornar o veículo mais audível também. O que acham?
   Brincadeira à parte, enquanto esperamos para ver o resultado dessa medida, vamos apostando na possibilidade de que a prática de “iluminar o dia” nos possibilita encontrarmos políticos honestos por onde andarmos. Se os encontrarmos, por tabela, passaremos a transitar com menores riscos de acidentes, pois haverá mais investimentos em sinalização nas rodovias, asfalto com melhor qualidade, campanhas de educação no trânsito, etc. As vítimas dos acidentes que porventura ocorrerem, contarão com atendimento integral na rede pública de saúde, já que seus impostos finalmente serão aplicados de forma justa e correta. 
   Por hora, vamos apenas evitar divagações filosóficas para não nos distrairmos e aceder os faróis, mesmo com o sol rachando, para não cometermos a infração que acarretará na perda de quatro pontos na CNH e o desembolso no valor de R$ 85,13 pela multa. Desse dinheiro, pode crer, você não verá mais a cor nem com todas as luzes acesas, seja de dia ou de noite. (JAIR QUEIROZ, pós-graduado em segurança pública em Londrina, página 2, coluna ESPAÇO ABERTO, terça-feira, 23 de agosto de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares