terça-feira, 30 de agosto de 2016

O GÊNERO DOS SUBSTANTIVOS


   Substantivos são aquelas palavras que dão nome às coisas, reais ou imaginárias. Já tratamos, em uma coluna anterior, de sua classificação (concretos ou abstratos, simples ou compostos, etc.). Hoje, vamos abordar uma de suas flexões: a de gênero, que diz respeito a masculino e feminino.
   Inicialmente, é importante notar que esse conceito não tem nada a ver com sexo masculino ou feminino, assunto tratado pela biologia e que tem a ver, basicamente, com a forma como os seres vivos se reproduzem. Com relação às palavras de nossa língua, só podemos falar sobre gênero masculino e feminino. 
   Em Português, os substantivos masculinos são aqueles que podem vir precedidos dos artigos O, OS, UM ou UNS (o menino, os professores, um problema, uns amigos), enquanto que os femininos admitem os artigos A, AS, UMA ou UMAS (a casa, as senhoras, uma flor, umas revistas). Seres inanimados, como objetos e sentimentos, por exemplo, têm o nome pertencente a um único gênero, sem variação. Já os termos que se referem a seres vivos costumam apresentar a variação, que pode acontecer de duas maneiras principais: 
   SUBSTANTIVOS BIFORMES
   São aqueles que possuem duas formas para indicar o gênero, uma masculina e outra feminina. Essa flexão pode ocorrer através de pequenas modificações na palavra, como a mudança de O para A (menino e menina) ou o acréscimo de uma letra (professor e professora). Em outros casos, a modificação pode ser um pouco maior (príncipe e princesa), ou até resultar em palavras completamente diferentes (homem e mulher). 
   Perceba que não há uma “fórmula mágica” , ou seja, não há uma única regra para que se faça essa variação. E mesmo as regras existentes apresentam, geralmente, uma série de exceções. Na dúvida, é sempre bom recorrer a um dicionário para sanar as dúvidas. 
   SUBSTANTIVOS UNIFORMES
  Apresentam uma única forma para o masculino e para o feminino. Podem ser divididos em três tipos básicos: 
Os epicenos nomeiam principalmente animais e plantas, sendo acompanhados das palavras “macho” e “fêmea”, a fim de diferenciar o sexos desses seres. Note que o gênero do substantivo não muda, apenas o sexo é especificado, como em “o tubarão macho” e “o tubarão fêmea”, ou “a baleia macho” e “a baleia fêmea”.
   Já o comum de dois gêneros têm seu gênero especificado através de determinantes como artigos (o dentista, a dentista), pronomes (aquele estudante, aquela estudante) ou adjetivos (simpático, cliente, simpática cliente). Na ausência desses determinantes, é impossível determinar se nos referimos a um homem ou a uma mulher.
   Finalmente, os substantivos sobrecomuns são aqueles que possuem um único gênero, independentemente de se referirem a uma pessoa do sexo masculino ou feminino (a criança, a testemunha, o indivíduo). Nesse caso só o contexto poderá determinar a quem se refere o termo. 
   Vale a pena notar que há alguns substantivos que podem se comportar como biformes ou uniformes. Um exemplo disso é o polêmico feminino de “presidente”, do qual já tratamos aqui mais de uma vez. Embora seja mais comum que o termo seja tratado como comum de dois ( o presidente e a presidente), todos os dicionários e vocabulários admitem a forma terminada em A (presidenta), também correta. Nesse caso, a opção por uma ou outra forma é exclusiva do falante.
   Ficou com algumas dúvida? É só mandar por e-mail. 
Até a próxima terça¹
(FLAVIANO LOPES – PROFESSOR DE PORTUGUÊS E ESPANHOL. 
* Encaminhe as suas dúvidas e sugestões para bemdito14@gmail.com página 5, caderno FOLHA 2, coluna BEM DITO, terça-feira, 30 de agosto de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares