terça-feira, 9 de agosto de 2016

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ATINGE SÓ 11% DOS JOVENS

Mayara Vieira Moraes fez os cursos de automoção industrial e eletrecista industrial no Senai e trabalha na área em multinacional de elevadores 
   Na Europa, em média 50% das pessoas na faixa etária entre 15 e 17 anos fizeram cursos profissionalizantes

   Somente 11% dos jovens brasileiros entre 15 e 17 anos têm formação em educação profissional. Nos países ricos, essa porcentagem é, em média, de 50%. A informação é do diretor do Sesi/Senai – Departamento Nacional, Rafael Lucchesi. Ele fez palestra na Conferência Internacional de Educação Profissional, que está sendo realizada em Curitiba até o dia 12. Segundo o diretor, a grade curricular da educação básica precisa ser reformulada para também priorizar o estudo voltado ao mercado de trabalho.
   Na opinião de Lucchesi, é preciso “pensar” o ensino médio como um período de transição para os jovens. Parte deles vai seguir para a universidade e outra parte para mercado de trabalho com a educação profissional. Esse modelo, de acordo com ele, é adotado em países como Alemanha, Áustria, Suíça e, de forma adaptada, na Ásia, como é o caso da Coreia do Sul e Cingapura, que são países com competitividade industrial avançada. 
   Coordenador de educação no Senai em Londrina, Marcelo Striker defende que é importante os jovens passarem pela educação profissional antes de decidirem se querem ir para uma instituição de nível superior. “Na educação profissional, o jovem tem uma base teórica e prática. Ele consegue assimilar os conteúdos e saber se é aquilo mesmo que vai querer em termos de profissão”, afirma. 
   Não necessariamente o jovem irá para a universidade, mas é comum que isso ocorra. “Muitos que fizeram curso técnico em biotecnologia hoje estão fazendo cursos superiores rel
acionados a esta área. Outro fizeram eletromecânica e hoje estão fazendo engenharias”, declara. A empregabilidade média dos 14 cursos oferecidos pelo Senai em Londrina, segundo ele, é de 85%. “Fazer um curso profissionalizante é a forma mais rápida de entrar num mercado de trabalho. A pessoa que tem um curso profissional vai ter uma remuneração melhor”, ressalta. 
  

Tancredo Piltz está cursando panificação e confeitaria visando trocar de área profissional
   A história de Tancredo Piltz é diferente. Primeiro ele fez curso superior. É bacharel em Direito. Agora, aos 30 anos resolveu fazer uma mudança radical na vida. Matriculou-se no curso de Panificação e Confeitaria. “Trabalhar com comida sempre foi um sonho. A ideia inicial era fazer gastronomia, mas esse curso dá pouco espaço para a panificação, que é minha preferência”, justifica. 
   Mesmo ainda não tendo concluído o curso do Senai, o jovem já recebeu uma proposta de emprego. “Fui indicado pelo professor para uma empresa que produz pães fatiados”, conta. Ele fez a entrevista, mas ainda não decidiu se assumirá a vaga. “Não sei se vou conseguir sair do meu emprego atual assim de uma hora para outra”, alega. (NELSON BORTOLIN – Reportagem Local, FOLHA ECONOMIA, segunda-feira, 8 de agosto de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares