quarta-feira, 17 de agosto de 2016

O CORPO É SUJEITO: A POTÊNCIA NO CORPO DA MULHER NEGRA


   Rafaela Silva, judoca brasileira que ganhou a primeira medalha de ouro do país na Olimpíada do Rio 2016, traz junto a ela muitas experiências, dentre elas a de ser mulher negra e da comunidade Cidade de Deus, favela localizada na zona oeste do Rio de Janeiro. Mas no que isso influencia Rafaela? 
   Rafaela transformou seu corpo em arma política diante das opressões. As marcas de opressão que estão em Rafaela são memórias vivas em todos nós. Parte da opressão que sofre deixou de ser individual e passou a ser coletiva, quando relembramos a fatídica Olimpíada de Londres, em 2012, no momento que Rafaela sofreu duras ofensas racistas e machistas. Reflexo da realidade brasileira que parece se escancarar cada vez mais com o avanço fascista. 
   Mas essa não foi a primeira vez que a atleta se deparou com a opressão. E, infelizmente, não foi a última. O contexto social deixa claro onde Rafaela se situa. 
   E são essas memórias, individuais e/ou coletivas que nos fazem observar o corpo como o maior instrumento de potência na luta contra opressões. E Rafaela, assim como todas as mulheres negras, diante da opressão se revigora. E essa visão parece bem otimista. 
   Arrisco-me dizer que ela poderá dar margem para os mais conservadores tentarem atravessá-la com um discurso de meritocracia. Senhores (as), já aviso que não permito. Essa visão otimista é apenas para evidenciar que apesar de tudo, resistimos. 
   A falta de infraestrutura, recursos financeiros e o diagnóstico precoce de um mundo racista por pouco não arrancaram de Rafaela o ouro tão dela. Ela, Rafaela, sujeito de sua história. 
   Rafaela é o sujeito da própria história. Essa é a influência que Rafaela exerce sobre ela mesma. Rafaela ocupa dentro de sua história um lugar especial. Não foram apenas os programas sociais, o bolsa atleta, o enfrentamento ao racismo e o apoio dos familiares que possibilitaram a ascensão de uma atleta, mas sim a junção de todos esses embrenhamentos no sujeito Rafaela. Assim como em todas nós, mulheres negras. 
   E é isso que possibilita que nós, mulheres negras, resistamos. Os embrenhamentos de uma vida cheia de marcas. Aquela marca que muitas vezes não queremos lembrar. 
   Aquela marca de sermos nós e um currículo negado por não ter boa aparência. Aquela marca de ter atendimento ginecológico negado pelo profissional de saúde porque ele tinha nojo. Aquela marca de ser abandonada pelo companheiro e carregar em si um filho e ter mais três segurando sua mão esperando comida. 
   Aquela marca de ser humilhada pela patroa. Aquela marca de parir sozinha, em sua cela solitária, o filho e não ser acolhida pela equipe médica, muito menos pelo amor. Aquela marca de perder um filho de 13 anos para a guerra das drogas. 
   Todas essas marcas que as classes dominantes insistem em deixar em nós. Mas que apesar disso, resistimos. 
   Rafaela não é apenas um exemplo de que as oportunidades (como as cotas sociais e raciais, o incentivo à cultura, esporte e educação – de qualidade ) dão certo, é bem mais do que isso, é um exemplo de que se há oportunidade , há possibilidade. 
   E mais do que indivíduos, somos sujeitos. Mas muitas vezes estamos sujeitos (como cantarola AnélisAssumpção – “Estou sujeita, sou sujeita, não sou santa”). Transitar no verbo para deixar de estar sujeito e ser sujeito é lindo.
   E retorno afirmar, existimos. 
   Esse texto é uma homenagem a todas as mulheres negras que têm sua ancestralidade em Nzinga, Dandara, Nubia,minha avó, sua avó, nossas avós e nossas mães. 
   “Um pouco de possível, senão eu sufoco” (Gilles Deleuze). (JAQUELINE VIEIRA, é graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares