sexta-feira, 5 de agosto de 2016

A CRISE DE CONFIANÇA

 

   APRENDI UMA COISA lendo a reportagem de capa desta edição: o cachorro é uma das únicas espécies que nos olham nos olhos. Foi a evolução que ensinou esse truque a eles. Afinal, o Canis familiaris especializou-se em agradar humanos para ganhar seu sustento. Cães são primos dos lobos que se diferenciaram porque aprenderam a ganhar nossa confiança. E, ao longo dos milênios, eles entenderam que o caminho para a confiança humana é olhar fundo nos olhos de uma pessoa. 
   Boa sacada dos nossos amigos caninos. Afinal, confiança é a coisa mais valiosa que existe. Duvida? Então imagine que você quer comprar um carro usado e tem duas opções de vendedor: um no qual você confia cegamente e outro que é um canalha notório. Quanto a mais você toparia pagar pelo carro do dono em quem você confia? 
   Esse é um exemplo banal. O valor da confiança se manifesta de formas muito mais profundas. O próprio dinheiro no seu bolso só vale alguma coisa porque você confia – você acredita no Banco Central que o emitiu, e que as outras pessoas vão acreditar também quando chegar a hora de passar a nota para a frente. Se essa confiança sumir, aquela nota de R$ 100 vira só um pedaço de papel. 
   Em grande medida, a enorme crise da nossa civilização, que é espacialmente séria no Brasil, é uma crise de confiança. O país ficou mais pobre nos últimos anos, em parte, porque deixamos de acreditar nele. E deixamos de acreditar porque perdemos a confiança uns nos outros. A premissa é que não dá para confiar em ninguém – e acabamos entregando poder em mãos indignas de confiança. 
   Fico imaginando o quanto essa crise generalizada se deve ao fato de vivermos numa sociedade na qual ficou raro nos olharmos nos olhos. De trás dos nossos vidros fumê, de nossas redes sociais, de nossas estratégias de marketing, ficou difícil encontrar o olhar do outro. E, como bem sabem os cachorros, sem isso nada acontece.
 (DENIS RUSSO BURGIERMAN, Diretor de Redação, DENIS.BURGIERMAN@ABRIL.COM.BR, PRIMEIRA PÁGINA- DA MESA DO DIREITOR, Foto Dulla, Revista Super Interessante, Edição 384 Agosto 2016, Editora Abril.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares