quinta-feira, 25 de agosto de 2016

DE AMORES E AMARGURAS


   São poucas as canções ou poesias da mulher dedicadas ao homem, mas abundam as do homem à sua amada. Seria o homem mais sentimental, mais sofrido, mais sensível, mais vulnerável à paixão ou mais submisso diante dela? Ou seria a mulher mais reprimida e cautelosa ao manifestar seus sentimentos? Mistério tão indecifrado ou indecifrável quanto decifrar a própria mulher. Ela expressa arte e beleza nos seus movimentos, na graça de existir e por outras tantas formas, mas rara foi aquela que dedicou uma ode ao homem. É ele que derrama lágrimas por ela nos seus cantares cheios de amor sincero, de paixão ou de amargura, e às vezes com desabafos de rancor. Uma paixão do homem para com a sua amada nunca se extingue. Ele a carrega pelo restante dos seus dias, e se perde a quem idolatra custa a reequilibrar-se e sai então em busca de compensar esse vazio dentro dele. Geralmente com outra mulher que tenha semelhanças com a anterior. O varão cultua em seu inconsciente uma grande paixão no vislumbre de uma mulher, mesmo que ainda não a tenha conhecido, e se borboleteia experimentando sabores aqui e ali como a abelha que beija flor em flor, não é porque seja volúvel mas porque está em busca daquela paixão que adormece em seu eu profundo. E quando a encontra, a ela se entrega inteiro. Uma mulher também se apaixona, mas em caso de perda tem a virtude de recuperar-se em pouco tempo. Certamente a grande mãe cósmica deu-lhe a faculdade da resiliência, que é o dom de retemperar-se e colocar-se em pé, altiva e soberana. O homem mantém a falsa postura de forte, mas tem a consciência de sua fragilidade diante da mulher. Em sua fraqueza, ele manifesta um poder que demonstra ter mas que se anula facilmente diante de um gesto astucioso dela. E a astúcia é um elemento poderoso e infalível que essa privilegiada criatura da alquimia divina traz em seu código genético. Se o homem não a vence, fica às vezes agressivo. A mulher tem a seu favor uma lei de proteção, o homem não tem para si a mesma consideração legal na relação com ela. Disfarça-se de machão, pelo privilégio de sua musculatura viril, mas é o elo fraco da corrente. Ele sabe disso e vive uma farsa de poder; ela sabe disso e vive uma ardilosa farsa de fragilidade e submissão. E assim ambos convivem, em harmoniosos “tapas e beijos”, sem poder desvincular-se do sentimento que une essas duas metades fisicamente distintas e que, por suprema sabedoria, foram dessa forma criada. (WALMOR MACCARINI – jornalista em Londrina, página 2, coluna ESPAÇO ABERTO, quinta-feira, 25 de agosto de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares