segunda-feira, 1 de agosto de 2016

CONSCIENTIZAÇÃO E INFORMAÇÃO SOBRE tdah


   Transtorno neurobiológico será discutido durante evento em Londrina, objetivo é conscientizar os pais, familiares, professores, psicólogos e profissionais da saúde

   Londrina vai realizar a 1ª Semana Municipal de Informação e Conscientização sobre Transtorno do Defict de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e outros transtornos neuropsiquiátricos. A abertura oficial das atividades será na terça-feira (2), às 14 horas, na Câmara Municipal de Londrina. O objetivo da semana é informar e conscientizar a população sobre o transtorno e outros neuropsiquiátricos, que atingem diversas crianças e adultos. Para isso, toda a rede municipal de serviços de educação, saúde e assistência social está integrada e desenvolverá ações informativas. 
   As escolas farão palestras com pais, professores e comunidade em geral, além de publicarem cartazes e painéis informativos e desenvolvendo atividades pedagógicas e decoração com balões laranjados, simbolizando a cor do TDAH. Na sexta-feira (5), às 19 horas, na Unopar Piza (Rua Marselha, 183), haverá uma mesa redonda sobre “Medicalização na infância: desafios e responsabilidades”, com os médicos Clay Brites, Rosa M. J. Scicchitano, Vera Dolens, Amanda Angélica e Fernando Zalucci. 
   “Nossa intenção é conscientizar os pais, professores, psicólogos e profissionais da saúde em geral para a intervenção nas questões de comportamento, atenção e memória. Se fala muito em medicar as crianças com TDAH e pouco da importância do tratamento psicopedagógico associado”, observa Cristiane Sola, uma das coordenadoras da semana e gerente da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação. “Com a medicação a criança ficará mais calma, mas se não houver tratamento multimodal adequado por parte da escola, da família e de psicólogos não haverá mudança no comportamento.”
   Na rede municipal de Educação são 305 estudantes diagnosticados com TDAH. Todos têm acompanhamento multiprofissional e usufruem – de uma a duas vezes por semana – das salas de recursos multifuncionais. Ao todo, são 39 salas disponíveis e 54 professores com formação especial para atendê-los. 

   SINTOMAS

   Segundo a psicóloga especialista clínica da Policlínica e também uma das coordenadoras da semana, Alessandra Batista de Souza, o TDAH é um transtorno neurobiológico, que aparece na infância e geralmente acompanha a pessoa na vida adulta. São comuns sintomas como inquietude, impulsividade e falta de concentração. O TDAH aparece de duas formas, sendo uma a TDA, em que a criança não presta atenção naquilo que lhe é passado, não retém informações, apresenda ansiedade e baixo rendimento escolar. No segundo caso, no TDAH, o indivíduo tem dificuldade para aprender por causa da hiperatividade, assim como não consegue manter o foco em algo específico. 
   “Os sintomas do TDAH são muito parecidos com o de outras doenças que aparecem na infância, como a depressão e traumas por conta de abusos sexuais, por exemplo. Por isso, de cada 10 crianças que recebíamos com suspeita de transtorno de de deficit de atenção, somente duas tinham realmente o problema. Após a orientação aos professores e profissionais da saúde, conseguimos extinguir a fila de espera para o atendimento às crianças , hoje, o município está com toda a rede engajada”, afirmou Alessandra. 
   O tratamento deve ser multidisplinar, com psicoterapia, adequação dos ambientes escolar e familiar; auxílio de fonoaudiólogos para trabalhar a comunicação que, por vezes, fica dificultada; psicopedagogos e, se não houve melhoras, deve partir para a intervenção medicamentosa. 
   A I Semana Municipal foi instituída através da Lei Municipal nº 1.398/2016. Conta com o apoio do Sindserv e realização da Prefeitura de Londrina em conjunto com o Movimento Criança na Rede. O Movimento é formado por profissionais municipais que atendem as crianças com transtornos e por instituições ligadas à área, como Apae, Ilece, Flavia Cristina Escola de Educação Especial e Instituto Roberto Miranda , entre outros. (REPORTAGEM LOCAL, página 2, caderno FOLHA CIDADES, sábado, 30 de julho de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares