quarta-feira, 17 de agosto de 2016

IMAGENS DA DAITADURA

Foto de Evandro Teixeira, na igreja da Candelária (Rio), no dia da missa em memória do estudante Edson Luís, morto durante a ditadura

   Paulo Boni fala amanhã sobre “As condições de trabalho dos fotógrafos da imprensa durante o AI 5” em palestra promovida pelo Foto Clube

   A fotografia jornalística foi um dos principais instrumentos de crítica ao regime militar instaurado no Brasil entre 1964 e 1985. Fotógrafos de importantes veículos de comunicação daquele período conseguiram driblar a censura imposta pelo Ato Institucional Nº 5 e registraram cenas icônicas da época considerada uma página infeliz da história do País. “As condições de trabalho dos fotógrafos da imprensa durante o AI 5” será tema de uma palestra que integra a programação da Semana Fotográfica de Londrina. O assunto será abordado amanhã, às 19 horas, na sede da Associação Médica, por Paulo Boni, docente do curso de Fotografia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Promovido pelo Foto Clube, o evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.
   Durante o encontro, o palestrante relembrará depoimentos de dez fotógrafos que tiveram papéis de destaque durante a ditadura: “Vou narrar fatos que eles me contaram em entrevistas que realizei para a minha tese de pós-doutorado em Fotografia realizado na USP, produzidas em 2013”, relata Boni. 
   O docente destaca que a motivação para investigar o tema surgiu de uma inquietação pessoal. “Existem muitos discursos prontos e frases feitas sobre o cerceamento à liberdade e à perseguição política durante a ditadura. Então resolvi as declarações de quem realmente viveu aqueles episódios”, relata. 
   Após selecionar os profissionais que atuaram em alguns dos mais representativos veículos de comunicação da época, Boni viajou a diversas cidades para fazer as entrevistas. “Entrevistei dez fotógrafos que atuaram nas revistas O Cruzeiro, Veja e nos jornais O Estado de S. Paulo e Jornal do Brasil, entre outros. Nomes importantes como Evandro Teixeira, Orlando Brito e Luís Humberto participaram da pesquisa”, conta. 
   Boni comenta que a maioria dos entrevistados relatou não ter sofrido nenhum tipo de agressão por parte dos militares. “Alguns contaram que chegaram a ser presos, mas que foram libertados horas após terem sido levados à delegacia. Nada que lembre aquele velho discurso de terem câmeras apreendidas ou violência física”, diz. 
   Segundo ele, a única a sofrer consequências mais pesadas foi a fotógrafa paulista Nair Benedicto. “Ela contou que foi presa, torturada e perseguida. E que, em 1969, teria dividido a cela com Dilma Rousseff. Mas no caso dela essa perseguição aconteceu por pertencer a uma família de ativistas. Nair contou que pretendia trabalhar na televisão, mas não conseguiu porque para ingressar em emissoras os militares exigiam atestado de boa conduta, que ela nunca conseguiu apresentar por ter passagem pela polícia. Então passou a se interessar pela fotografia. Mas no caso dela, a perseguição não aconteceu por sela ser fotógrafa e sim por ela ser uma ativista contra o regime militar”, enfatiza. 
   Além dos depoimentos durante a palestra Boni também pretende mostrar durante a palestra de amanhã algumas fotografias que os entrevistados produziram durante a ditadura. “O evento é aberto a todas as pessoas. Usarei uma linguagem bastante simples. Será um bate-papo interessante. Algumas entrevistas que vista para a tese de doutorado estão na versão eletrônica da revista ‘Discursos Fotográficos’, produzida pela UEL, e que é a maior publicação da área no País”, informa. O endereço para acessar a revista é www.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotográficos

   SERVIÇOS

   Palestra: “As condições de trabalho dos fotógrafos da imprensa durante o AI Nº 5”
   Quando : - Amanhã , às 19 horas
   Onde: Associação Médica de Londrina – (Av. Hary Prochet, 1005
   Quanto: Gratuito. (MARCOS RAMON – Reportagem Local, página 5, caderno FOLHA 2, terça-feira, 16 de agosto de 2016, puBlicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares