quarta-feira, 17 de agosto de 2016

E ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE


   A conhecida ilustração da transformação do ser humano ao longo dos milênios, até atingir a postura ereta se enquadra perfeitamente no momento atual. A cena se completa com a inserção de um pequeno aparelho, que tem a propensão de mudar de vez a rotina na vida dos humanoides, principalmente aqueles destrambelhados por natureza. Por conta de um aplicativo inspirado em um desenho animado da década de 1990 chamado Pokémon, pessoas de todas as idades estão cometendo as maiores asneiras para tentar capturar seus bichinhos (agora “virtualizados” e com o sobrenome Go).
   Nas terras do tio Sam já se constataram casos de acidentes com consequências desastrosas motivadas pela nova febre do momento, mostrando que não existem limites quando os inconsequentes resolvem prosseguir com sua insanidade. A coisa por lá parece sem controle, com registros de invasão a zoológico, delegacia de polícia, abandono de emprego, multidão frenética no Central Park e até o caso do marido que deixou a esposa em pleno trabalho de parto para aprisionar algum monstrinho errante.
   Por aqui, com a liberação para download do aplicativo (que funciona através do GPS do smartphone) ainda não se tem ideia do furor que a brincadeira está causando, mas uma coisa é certa: muita gente está perdendo um bom tempo com essa mania esdrúxula e totalmente dispensável. 
   A dependência do aparelho móvel tende a se agravar, gerando cada vez mais ansiedade com a possibilidade de localização e captura dos tais monstrinhos virtuais. Essa onde tecnológica (que induz o jogador a uma a uma percepção de “realidade aumentada”) já foi precedida por outra, até mais perigosa para os arrojados usuários: o malfadado “pau de selfie”, geringonça acoplada ao aparelho celular que possibilita enquadramentos por ângulos inusitados (destaque especial para fotos tiradas do alto de arranha-céus, pontes, cachoeiras, penhascos, veículos em movimento, entre outros) clicados pelo próprio usuário. O histórico de tragédias provocadas pelo uso inadequado dessa invenção é uma prova cabal da imbecilidade que acomete os que expõem gratuitamente sua integridade física, apenas para mostrar uma pretensa coragem perante seus semelhantes.
   Diante desses comportamentos, inexplicáveis quando vistos sob a ótica do bom senso comum, algumas conclusões são inevitáveis. É incompreensível que o ser humano (classificado como inteligente perante as demais espécies animais), se disponha a utilizar seu cérebro para tarefas dessa (pouca ou nada) importância. Ainda mais quando a vida ao seu redor segue o ritmo normal (com todos os seus problemas) , indiferente aos devaneios tresloucados, típicos do que não têm algo mais produtivo para fazer. 
   Os efeitos colaterais do uso indiscriminado de aparelhos móveis já são observados pelos ortopedistas, que identificaram problemas decorrentes da má postura (cabeça baixa por longo tempo), ao direcionar continuamente o olhar para a tela colorida. Distúrbio de comportamento, isolamento, agressividade, baixo rendimento escolar e/ ou profissional, dificuldades nos relacionamentos, são algumas consequências dessa nova mania mundial. 
   A se perpetuar essa tendência, é grande a probabilidade de que futuras gerações façam o caminho inverso de nossos ancestrais. Deixando de exercitar positivamente o intelecto ou adotando posturas encurvadas, o próximo passo é passar a se comunicar através de guinchados, linguagem características dos primatas primitivos. Estaremos, enfim, voltando às nossas origens. (JOSÉ LUIZ BOROMELO, escritor e cronista em Marialva, página 2, coluna ESPAÇO ABERTO, terça-feira, 16 de agosto de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares