sexta-feira, 12 de agosto de 2016

CARLOS MESTRE DA ESPERANÇA



   Nestes tempos em que a educação brasileira vive problemas gravíssimos, enche-nos de alegria e esperança receber uma boa notícia. Ei-la: o professor londrinense Carlos Nadalim está entre os indicados para o Prêmio Darcy Ribeiro 2016, atribuído pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Segundo o site da Câmara, “o Prêmio foi criado para contemplar pessoas ou entidades cujos trabalhos ou ações mereceram destaque especial na defesa e na promoção da educação brasileira”. Desconheço quem corresponda mais a essa indicação do que o Carlos. 
   Milhares de projetos pedagógicos são realizados todos os anos nas escolas de todo o Brasil; tirando os de baixa ou média qualidade, mesmo assim devem restar centenas e centenas de trabalhos dignos de honraria. Portanto, só o fato de estar entre os 32 projetos selecionados pela Câmara já representa uma vitória. Mas o maior reconhecimento vem dos (pela última contagem ), 1.032 pais e mães que alfabetizaram seus filhos em casa seguindo o genial método criado pelo professor londrinense. Eu estou entre esses pais; aos 3 anos, Pedro já lia e escrevia as primeiras palavras. Hoje ele inventa música e faz rimas. 
   Autor do livro “As 5 etapas para alfabetizar seus filhos - o Guia Definitivo” e responsável pelo blog “Como educar seus filhos”, Carlos Nadalim não apenas ensina as crianças a ler e a escrever, como como também a falar latim, a cantar e tocar instrumentos, a fazer ginástica e a recitar poemas clássicos da língua portuguesa. E ainda há o belo trabalho de catequese através do método Bom Pastor. 
   Não digo nada disso por ouvir falar: eu mesmo vi os alunos do Carlos, crianças de tudo, lendo com perfeita dicção poemas de Camões e Manuel Bandeira e formando orações em latim. Certo dia, tive a honra de ter uma de minhas crônicas lindamente recitada pelos pequenos, quando os visitei na escola. O latim das crianças, por sua vez, me fez lembrar meu pai, que quando jovem dava aulas da língua de Virgílio para complementar o orçamento. 
   Aristóteles afirmava que o supremo bem é a contemplação da verdade. Para o filósofo de Estagira, o ato educativo tem por finalidade formar o “spoudaios”, termo grego às vezes traduzido como “homem maduro”, mas que vai além disso; trata-se do indivíduo que vive acima das paixões básicas, capaz de se maravilhar e se encantar com a verdade, a beleza e o bem. 
   O trabalho de Carlos Nadalim é despertar o spoudaios que existe em cada criança. Ele demonstra que o maior desafio da escola brasileira não é a verba, é o verbo. Alguns podem usar esse verbo para distorcer e ocultar a verdade, como fazem os militantes travestidos de professores. Mas muitos dos que abraçam o nobre ofício, talvez até mesmo a maioria, ainda possuem aquela centelha de amor à verdade e ao conhecimento. A obra de Carlos existe para entusiasmar esses mestres e dizer a cada um deles: - Você não está sozinho, amigo. Há algo de muito bom, belo e verdadeiro no horizonte da educação humana. (Crônica do jornalista e escritor PAULO BORGES, espaço coluna AVENIDA PARANÁ – por PAULO BRIGUET. Fale com o colunista: avenidaparana@folhadelondrina.com.br caderno FOLHA CIDADES, PÁGINA 3, sexta-feira, 12 de julho de 2106, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares