domingo, 14 de agosto de 2016

EM BUSCA DO IMAGINÁRIO



   O Pokémon Go propicia uma nova aventura urbana, caçar criaturas virtuais em lugares reais cheios de história

   O que me encanta na caçada aos pokémons é o encontro da realidade com a fantasia. Coisa para surrealista nenhum botar defeito. Os pokémons são encontrados com facilidade nos locais históricos das cidades, que passaram a se chamar pokéstops porque estão no mapa do jogo.
   Em Londrina, o ponto do calçadão em frente ao Ouro Verde agora vive ocupado por uma multidão que deve agradar aos fantasmas do velho teatro que esperar ressurgir das cinzas. Penso que a antiga Fênix está na expectativa de pegar o Pikachu, nada como um encontro da velha mitologia com a moderna. Neste caso, a tecnologia favorece a imaginação. 
   Da mesma forma, o Bosque converteu-se num território de caçadas a seres imaginários, enquanto as pombas sobrevivem a todas as novidades dando graças a Deus por não serem mais o principal ponto de interesse do local. Olhando para o celular ninguém se importa com o que vem de cima. Do antigo território de risco - seja por medo de assaltos ou pela sujeira das aves – o Bosque transformou-se numa verdadeira “piazza”, onde dia e noite uma multidão procura criaturas imaginárias. Se a imaginação é a arte de combinar ideias, nada mais apropriado a pessoas criativas do que tocar o intangível graças à tecnologia e a um acessório moderno – o celular que agora nos põe em contato com o outro mundo, ultrapassando a barreira da fantasia para encostá-la na realidade. 
   Acho divertido ver tantas pessoas de olhos baixos enxergando aquilo que nem todos veem e enquadrando na telinha personagens fictícios. Dá a impressão de que entrei num livro de Asimov ou num filme de Stanley Kubrick que se passa ai bem perto da minha janela, numa verdadeira odisseia. 
   De vez em quando, gritos e urros dão conta de que alguém encontrou uma criatura imaginária que foi capturada por uma bola também imaginária , o que me faz pensar que as coisas redondas sempre se prestam a atividades lúdicas. O incrível é que já existem serviços de táxi ou helicóptero para caçar pokémons. 
   Mas não basta capturar os bichinhos, é preciso treina e batalhar com os seres virtuais e, nesta parte, minha aprendizagem do jogo vai depender de muito esforço. Percebi que os métodos para fazer um Pokémon “evoluir” se assemelham à dificuldade que tenho para resolver teoremas, são tantas regras que prefiro capturar criaturas menos exigentes, como os gatos que se aproximam ao simples cheiro de uma sardinha, evoluindo para hábitos que os deixam completamente adestrados em pouco tempo. 
   Mas lembro-me que nos games de épocas remotas – entre 2010 e 2013, porque hoje é remoto tudo o que se passou há pelo menos 3 anos – havia pokémons que evoluíam a partir de algumas emoções como a felicidade, ampliando o elo entre o treinador e sua criatura. 
   De certa forma, eles também nos sociabilizam e nos deixa mais felizes à medida que partimos para aventuras que são um modo de evolução na convivência urbana. O jogo tirou de casa jovens sombrios habituados a viver basicamente com seus tablets entre quatro paredes. Agora andam em bandos pelas ruas e, ainda que só enxerguem a telinha, trocam informações cara a cara para saberem como melhorar no jogo, estabelecendo um diálogo especializado e, nem por isso, menos importante na escala das trocas humanas, demasiadamente humanas. 
   As expressões em inglês para pegar pokémons –“to catch a Pokémon- nos põe em sintonia com outro tipo de diálogo, dinâmico, rápido, como as criaturas virtuais que podem estar aqui, ali ou escaparem de vez. No mais, não fique triste se o pokémons escapou - “the pokémons broken free” – sempre haverá uma nova oportunidade para quem caça aquilo que não existe ou existe num mundo de faz de conta no qual as perdas significam apenas que você precisa de mais treino.
   E vou por ali porque acabo de avistar o Mew.Gotcha! (Crônica escrita peloa jornalista e escritora CÉLIA MUSILLI, celiamusilli.@gmail.com caderno FOLHA 2, coluna CÉLIA MUSILLI, domingo, 14 de agosto de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares