sábado, 6 de agosto de 2016

A COROAÇÃO


   No meu tempo de criança havia uma tradição muito bonita e devocional da Igreja Católica, existente até nossos dias. Era a coração de Maria no final do mês de maio. Para isso, um grupo de crianças, formados especialmente por meninas, se juntavam, lideradas por uma jovem “filha de Maria” , para ensaiar os cantos e montar a grande festa. A coroação consistia em distribuir graciosamente as crianças em duas escadas laterais, na porta da Igreja Matriz, tendo ao alto, no centro, a imagem de Nossa Senhora que seria homenageada e coroada como Rainha, no último domingo de maio. 
   Os cantos eram muito bonitos, com músicas inocentes e suaves, cujas letras lembravam a criação, homenageando a mãe do criador (sol, lua, estrelas, dia, noite), as virtudes teologais, fé, esperança e caridade, a Bernadete com aventalzinho vermelho e os patorezinhos. Muitos anjos com asinhas recortadas em papelão cobertos com penas brancas ou papel crepom enroladinho. As vestes, em cetim, de acordo com o que a música falava ( o sol, por exemplo, era amarelo), e na cabeça uma coroinha recortada com o símbolo, enfeitada caprichosamente com brocal, glíter e lantejoulas, ou apenas florzinhas brancas. Alguns pais, pagando promessa, vestiam os menorezinhos de anjos e os carregavam no colo. 
   Havia uma certa hierarquia na escolha das meninas para os cantos. O ato de “coroar” a Nossa Senhora era o mais importante. Exigia que a criança cantasse sozinha três lindos e difíceis cantos, e que tivesse uma voz forte e bonita. Numa sequência harmoniosa, em meio a muitas pétalas de rosas, algumas músicas eram cantadas em coro, outras solo, além do coro dos Anjos, do qual todas, inclusive os pequeninos, participavam. Mas o ponto alto mesmo era a “coroação” , ao qual todas as meninas almejavam e esperavam, a cada ano, serem as escolhidas. 
   Num desses anos eu esperava ser escolhida. Já tinha sido o dia, a fé, a lua. Meu sonho era “coroar”. Mas existia uma concorrente, voz poderosa, mais velha que eu, enfim, sem chance. Resolvi encarar e lutar para realizar o meu sonho. E partimos, literalmente para a luta, ou melhor, disputamos nos tapas. Rolamos no chão, no maior barraco, entre unhadas, puxões de cabelo (ela tinha um cabelão) e tapas. A “filha de Maria” que nos ensaiava separou a briga e pregou o maior sermão. Chorei muito, não pela briga, nem pelos machucados. O que doía e humilhava mesmo era perder para alguém que tinha um vozeirão e mais fama de cantora do que eu. E mais forte também.
   A tristeza foi tão grande que nunca mais quis participar da coração. Ainda hoje lembro as letras dos cantos decorados e repetidos centenas de vezes, lamentando minha voz pequena demais para entoar, sem a ajuda do microfone, aquele canto lindo que ecoava por todo o largo da igreja, apinhado de gente, no frio do final de maio. “ Salve, Glória de Israel...! De toda a criação, és a mais bela criatura...”. (ESTELA MARIA FREDERICO FERREIRA, leitora da FOLHA, página 2, coluna DEDO DE PROSA, FOLHA RURAL, sábado, 6 de agosto de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares