domingo, 28 de agosto de 2016

EXEMPLOS PARA ADMIRAR

Maria da Conceição e Valdener Cavalcanti transformaram o esaço em frente de casa em um jardim
  Moradores de Londrina colocam a mão na massa e revitalizam praças nas zonas leste e oeste
   O prazer da aposentada Maria da Conceição dos Santos é levantar todos os dias e admirar a beleza da Praça Germino Noechelli, que fica em frente à sua casa. Também pudera. Não é qualquer um que tem o prazer de ter todos os dias diante de seus olhos um pedaço do paraíso, como ela mesmo gosta de definir. E nada mais justo esse direito a quem dedica tempo e trabalho diariamente para deixar mais agradável um espaço que é de todos. 
   Tudo começou há nove anos quando ela e o marido, o também aposentador Valdener Cavalcanti, se mudaram para a Rua Leonardo Gomes de Castro, no Jardim Santa Alice (zona leste de Londrina). “Nessa época era tudo mato, também havia poucas casas. Era ruim acordar todos os dias e ver aquele cenário feio em frente da minha casa. E como sempre gostei muito de plantas, resolvi começar a cuidar”, recorda-se
   Sem contar com o apoio de algum órgão público, eles tornaram o local um verdadeiro ponto turístico. São inúmeros tipos de plantas. Tem araucária, cerejeira, pé de limão, ipês, lírios e até um pequeno exemplar da árvore que deu nome ao país, o pau-brasil. Até grama eles plantaram. Tudo cercado por caminhos de pingos de ouro. Mas os xodós de dona Conceição são as roseiras. “Elas são lindas, uma mais bonita que a outra”, exclama. 
   As três ruelas estreitas de pedregulhos e decoradas com pedras brancas nas margens são um charme à parte em meio às plantações. E cada uma delas ganhou um nome: rua dos Netos, Cavalcanti e Conceição. “É como se fosse a extensão da minha casa. Adoro levantar cedo, ver as roseiras, aparecem tantas borboletas, às vezes estou aguando as plantas e vêm beija-flores. E quando é época de flora da cerejeira, isso aqui fica tudo branquinho, lindo”, lembra Conceição.
   A recompensa de tanta dedicação é ver pessoas admirando e parando no local para tirarem fotos. “Isso nos deixa bastante felizes, porque não é um espaço meu e do meu marido, isso aqui é de todos. Se todo mundo ajudar a cuidar, vamos ter um lugar bonito para todos”, destaca. 
   A dedicação do casal tem o reconhecimento e a admiração dos vizinhos. “É uma atitude que se todo mundo tivesse, a cidade ficaria mais linda. O problema é que tem um ou dois para fazer e 50 para destruir”, observa o aposentado João Senra. “Ajuda a valorizar o bairro, que fica mais bonito”, elogia outro vizinho, Aldo João de Giuli.
   FORÇA-TAREFA      
Comunidade do jardim Leonor dá exemplo de preocupação com o meio ambiente
   Distante dali uns 10 quilômetros, na Rua Seringueira, no Jardim Leonor (zona oeste), outro bom exemplo de quem se preocupa com o meio ambiente. Só que este mais por necessidade que por beleza. Cansados de verem tanto lixo enfeiando o fundo de vale próximo de suas residências, os moradores Luis Fernando Ferreira e Josielma Borges Cassemiro, resolveram colocar as mãos na massa. “Tinha muito entulho, restos de móveis, animais mortos, até a carcaça de um carro velho. A gente pedia para a Prefeitura vir fazer a limpeza, mas eles demoravam seis meses. Aí sentei com mais alguns vizinhos e resolvemos fazer”, conta Ferreira. 
   O primeiro passo foi organizar uma força-tarefa para conseguir, junto aos moradores, os materiais necessários para começar a revitalização. “Um deu tinta, uma borracharia cedeu os pneus, e bastante gente tem colaborado com dinheiro. É tudo a comunidade que está bancando”, reforça o morador. 
   Segundo eles, ainda há muita coisa a fazer, mas o que já foi executado deu outra cara ao fundo de vale que antes mais parecia um lixão a céu aberto. O caminho que antes era usado para muito depositarem lixo ganhou um cerca de bambu. Os pneus foram usados para cercar o gramado e as árvores que foram plantadas. As mesas, bancos e até as lixeiras foram feitos de materiais reaproveitados. Tudo ideia da Josielma. “Resolvi ajudar depois que minha mãe pegou dengue, e se ficasse daquele jeito, muita gente ainda ia ter. Vi muita coisa na internet e deu certo de fazer”, descreve. 
   A intenção deles é adaptar o local para as muitas crianças que moram na região terem onde brincar. “Se a Prefeitura pudesse instalar ou alguém quisesse doar, seria muito legal uma área de lazer para as crianças”, pede Ferreira. “O meu sonho é ver isso aqui ainda mais bonito, com a criançada brincando, um lugar onde o pessoal pode se reunir à noite, tocar uma música. É um sonho que a gente está realizando, e só do pessoal falar que está bonito já estamos muito felizes”, revela Josielma. 
   Quem mora por ali e acompanha o trabalho dos dois guerreiros agradece. “Melhorou muito, ficou uma praça bonita para a comunidade utilizar e valorizou a rua”, diz a comerciante Natália Rodrigues dos Santos, que mora em frente ao local revitalizado há 40 anos. “Agora cabe a todos cuidar, para valorizar o que foi feito”, completa outro morador, João Gazola, residente na rua há 30 anos. ( RAFAEL SOUZA – Reportagem Local, página 3, caderno FOLHA CIDADES, sábado, 27 de agosto de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares