segunda-feira, 29 de agosto de 2016

NOVA CIRURGIA CORRIGE O ESTRABISMO COM MÍNIMAS INCISÕES B

Crianças são as mais beneficiadas com a rápida recuperação e menores cicatrizes
   Intervenção corretiva é ofertada no Hospital de Olhos do Paraná, em Curitiba, pelo SUS
   Uma nova técnica de cirurgia de correção do estrabismo, minimamente invasiva, ofertada em poucos centros do País, entra na rotina do Hospital de Olhos do Paraná, inclusive pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Apesar de não haver restrição quanto a idade dos pacientes os de faixa etárias inferiores são os mais beneficiados com a rápida recuperação e menores cicatrizes. É empregada ainda, para casos de reoperação e, em pacientes com alterações de músculos oblíquos. A procura por ajuda médica, no entanto, precisa ser precoce, para impedir a evolução da doença. 
   A médica oftalmologista pediátrica Luísa Moreira Hopker, que introduziu o novo procedimento na rotina do Hospital de Olhos, explica que, “o grande diferencial” da nova técnica, denominada de “incisão fórnice” reside no tamanho da incisão, que é muito menor se comparada à tradicional. Além disso, o corte pequeno permanece encoberto pela pálpebra, tornando mais confortável o pós-operatório e propiciando maior segurança. 
   Otávio, bebê de pouco mais de um ano, foi operado pela nova técnica no Hospital de Olhos do Paraná recentemente. Sua mãe, Juliana Godo, disse que não imaginava que o problema do filho seria corrigido tão rapidamente. Especialmente porque, antes da operação, chegou a ser informada de que ele só poderia passar pela técnica de alinhamento dos olhos quando completasse cinco anos. 
   “Eu não queria que o meu filho fosse, mais tarde, chamado pelos colegas de vesgo”, afirmou a mãe. Por isto, pesquisou por novas soluções, até saber da nova técnica. Levou Otávio para primeira consulta no Hospital de Olhos do Paraná no mês de julho e, em poucos dias, foi agendada a cirurgia, que demorou 45 minutos. A recuperação se deu em dez dias. A criança não tem inchaço nos olhos, não tem pontos externos e o seu tratamento é feito à base de medicação simples com colírios. 
   Juliana lamenta, no entanto, que ainda haja um número pequeno de pessoas com acesso a tais avanços da medicina. O principal motivo, em sua opinião, é a desinformação, que pode resultar em sério impacto negativo ao futuro de uma pessoa estrábica, tanto do ponto de vista funcional, quanto psicológico. 
Crianças estrábicas são vítimas de preconceito na escola, sofrem bullying e são motivo de piada. Por simplesmente terem desvio ocular, adultos chegam a ser taxados de menos capazes. Consequentemente, têm maior dificuldade de relacionamento e, inclusive, para obter emprego, o que os torna com baixa autoestima. 
   O número de portadores de estrabismo no Brasil, segundo dados do IBGE, gira em torno de 2% a 4% das crianças na primeira infância. Estudos realizados na Suécia comprovam que pessoas estrábicas têm menos chances de conseguirem um emprego, comparativamente àquelas que não são estrábicas. (REPORTAGEM LOCAL, FOLHA SAÚDE, segunda-feira, 29 de agosto de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares