sábado, 13 de agosto de 2016

CONCEITOS INERENTES À COMPREENSÃO DA NATUREZA HUMANA


   Do ponto de vista da Psicologia, a identidade pessoal é composta por identidade sexual, orientação sexual, identidade de gênero e identidade social. Assim, uma pessoa se dá conta de quem é a partir de todos estes elementos e precisa estar ciente e em paz com cada um deles para ser verdadeira e feliz. 
   Crianças, por volta de três anos, comumente, já se reconhecem como menino ou menina. É uma identificação em nível psíquico, mental: é a identidade sexual que, na grande maioria das vezes, é coerente com o corpo biológico. Entretanto, sem sempre é assim, pois pode nascer um menino com órgão sexual masculino, mas que se reconhece como menina. O mesmo pode ser dar com a menina; trata-se de pessoas transexuais. Desde pequenos, rejeitam seu órgão sexual e desejam modificá-los. Nos documentos internacionais de diagnósticos, como a CID e a DSM, a transexualidade é uma patologia. Contudo, alguns pesquisadores e pessoas trans defendem sua não patologização , considerando-a, tão-somente, um conflito identitário. Independentemente de a pessoa ter feito ou não cirurgia, ela é considerada transexual se sua identidade sexual não é coerente com seu corpo biológico. Há casos em que essas pessoas não desejam ser operadas, mas lutam, também, pelo direito à documentação que as identifique de acordo com o sexo com o qual se reconhecem. Há pessoas que se denominam não binárias, por não se reconhecerem nem como homem, nem como mulher. Seria uma terceira identidade sexual. Sei que isso é difícil para ser compreendido e admitido pela grande maioria. 
   A orientação sexual indica por quem a pessoa se apaixona e/ ou se sente atraída sexualmente e envolve a heterossexualidade, a homossexualidade, a bissexualidade e a assexualidade. Esta última refere-se às pessoas que não sentem desejo de ter relação sexual. A orientação sexual vai se definindo aos poucos. Comumente, por volta dos 8, 9 ou 10 anos, a criança homossexual se percebe diferente das demais de sua idade; entre 10 e 17 anos, aproximadamente, ela vai tendo clareza de sua orientação. Não é opção, nem doença. Rapaz gay não quer ser mulher, sua identidade sexual é de homem. Um homem ou mulher trans pode ser homo, hetero ou bissexual. 
   Para entender o conceito de identidade de gênero, é necessário saber que gênero diz respeito ao modo de ser homem ou de ser mulher, de comportar-se e de vestir-se de acordo com as regras que cada cultura vai determinando. Gênero tem a ver com a masculinidade e a feminilidade, e a identidade de gênero é identificar-se com uma ou com outra. Por exemplo, há pessoas do sexo masculino, cuja identidade sexual é de homem (ou de homem e de mulher , ao mesmo tempo), mas que se identificam com a feminilidade, ou seja, sentem necessidade de vestir-se e comportar-se como mulher. Contudo, não rejeitam seu órgão sexual. Às vezes, usam silicone e ingerem hormônios. São as travestis. Transgênero: termo adotado para abranger transexuais e travestis. Não se deve universalizar as características de ambos, mas o faço para efeito didático. Pessoas CIS – cissexual ou cisgênero – têm identidade sexual e identidade de gênero coerentes com seu corpo físico, o que diz respeito à maioria. 
   A compreensão desses conceitos é fundamental para subsidiar pais e mães no entendimento da diversidade sexual, a fim de que tenham a mente e o coração abertos para compreender e acolher filhos que fogem aos padrões predominantes. Temos vistos famílias inteiras adoentadas devido à falta de conhecimento e ao preconceito cultural, e filhos ou filhas homossexuais, travestis ou transexuais desintegrando-se da família, por causa do não acolhimento. Aceitar-se e assumir-se é importante para ser feliz, relacionar-se bem com os outros e ter saúde física e mental. Finalmente, identidade social, é o conjunto das demais características que nos definem. Ex: fulano é esposo, pai, pintor, patrão, avô, etc. (MARY NEIDE DAMIO FIGUEIRÓ, psicóloga e doutora em Educação em Cambé, página 2, coluna ESPAÇO ABERTO, sábado, 13 de agosto de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares