sábado, 13 de agosto de 2016

TUDO SOBRE AGATHA CHRISTIE

Apaixonado pela obra de Agatha Christie, Tito Prates usa bigode parecido com o do detetive Poirot, aqui representado na foto à direita pelo ator britânico David Suchet
   Tito Prates vai lançar uma biografia da autora inglesa na Bienal Internacional do Livro
   O dentista e administrador de empresas Tito Prates tem uma paixão literária tão forte que o torna incomum. O bom observador que notar o bigode que ele costuma usar entre julho e setembro (período em que se comemora o aniversário de sua autora preferida) poderá descobrir o nome da escritora – bem delineado com as pontas viradas para cima, no formato de um gancho, é uma das marcas principais do detetive Hercule Poirot, criado há exatos cem anos por Agatha Christie (1890-1976), a romancista mais bem-sucedida da história da literatura popular mundial, com cerca de 4 bilhões de cópias vendidas de todas suas obras.
   Tito é mais que um fã, é um profundo conhecedor da carreira artística e pessoal de Agatha, autora de 80 romances policiais e compilações de pequenas histórias, além de 19 peças e seis romances escritos sob o nome de Mary Westmacott. Todos esses livros foram lidos por Tito, e mais de uma vez. Ele também iniciou uma invejável coleção, que inclui raras primeiras edições, fotos, programas de teatro. E seu conhecimento é tamanho que Tito recebeu o cargo de embaixador brasileiro de Agatha Christie, concedido por MathewPrichard, neto e administrador do legado da escritora. 
   “Existe apenas um outro embaixador , nos Estados Unidos”, conta ele, que se prepara para lançar o livro Agatha Christie From Y Heart – Uma Biografia de Verdades (Editora Illuminare), obra que tem a bênção do espólio da autora. O lançamento será no dia 31 de agosto, às 19 horas, na Bienal Internacional do Livro, em São Paulo.
   Tito se descobriu apaixonado por Agatha Crhistie quando tinha 9 anos. “Eu tinha uma tia que era excelente contadora de histórias e me contou o enredo do ‘Um Destino Ignorado’. Gostei, quis ler mais e ganhei outros 10 livros da escritora de uma amiga da minha tia”, conta ele. “Com 18 anos, eu já tinha lido duas, três vezes cada livro de toda obra. No início dos anos 2000, participei de um BBB da Agatha Christie no Orkut. Os participantes entravam numa casa, eram feitas perguntas e os que erravam mais eram ‘assassinados’ até sobrar um: eu. A partir daí, comecei a conhecer muito melhor a mulher, que é muito mais interessante que a autora. É preciso saber quem ela era para descobrir onde estava escondida a obra. Ela confessou isso para o segundo marido, Max Mallowam.”
   A admiração logo se tornou paixão e Tito não apenas passou a conhecer em detalhes a história pessoal e profissional de Agatha Chrisie como também se tornou um colecionador obsesseivo. “Eu pesquisava diariamente nas páginas de livrarias virtuais em busca de novas raridades”, conta ele, que também desenvolveu um olhar crítico sobre as versões nacionais. “Agora, melhorou bastante”, ressalva. “Em 1975, saiu ‘Cai o Pano’, traduzido por Clarice Lispector, e aqui não há o que mexer. Mas, em geral, não eram tão boas. A primeira edição da autobiografia tinha erros graves. Gosto das versões mais antigas porque Agatha tinha uma linguagem popular, mas não usava termos populares demais. Ela não diria ‘bacana’ como aparece em algumas traduções.”
   Curiosamente, Tito não tem Hercule Poirot como seu personagem preferido, posto ocupado por Miss Marple. “Quem conhece Agatha, sabe que ela tinha Poirot como meio de trabalho – no início da carreira, quando Agatha tentava se afastar de Poirot, os editores pediam que voltasse a ele. Ela se sentiu amarrada ao detetive.”
   Tito prefere Miss Marple por sua veracidade. Segundo ele, depois de 1960, Agatha sentiu a necessidade de abandonar a visão vitoriana da própria avó e floresceu como Miss Marple, colocando a crítica social em suas histórias. Tanto que seu livro preferido da romancista inglesa é “Um Crime Adormecido”, justamente com Marple como protagonista. 
   Não é novidade que o dentista é o principal divulgador da obra da escritora nas redes sociais do Brasil – ele comanda o site Agatha Christie Brasil, que soma 3.800 pessoas no grupo, e também a página Agatha Christie Brasil e Língua Portuguesa, seguida por 4.800 pessoas do mundo inteiro. (UBIRATAN BRASIL – Agência Estado, caderno FOLHA 2, terça-feira, 9 de agosto de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares