segunda-feira, 22 de agosto de 2016

PARANAENSES CRIAM SISTEMA QUE MONITORA QUALIDADE DE AMBIENTE DE TRABALHO


Sistema pode ser ajustado conforme a necessidade da empresa; sensores monitoram temperatura, umidade do ar, intensidade sonora no ambiente, presença de produtos químicos, poluição e partículas de poeira
   Ferramenta capaz de medir variáveis que interferem na saúde de colaboradores foi apresentada em competição nacional 
   O local de trabalho é onde as pessoas passam boa parte da sua vida e, por isso, tem grande influência em sua saúde e qualidade de vida. A maioria das empresas, até por conta de legislações específicas e questões de produtividade, tem se preocupado em proporcionar um ambiente saudável e seguro para seus funcionários. Foi pensando nesse nicho de mercado que um grupo de alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR) de Curitiba desenvolveu uma ferramenta capaz de monitorar constantemente as condições do ambiente de trabalho, a fim de mantê-lo adequado à saúde das pessoas, atendendo às Normas Regulamentadoras Brasileiras. 
   Todo ambiente, seja ele de trabalho ou doméstico, oferece algum tipo de risco às pessoas. Segundo a enfermeira Julia Trevisam Martins, que coordena o Núcleo de Estudos de Saúde do Trabalhador da Universidade Estadual de Londrina NUES-UEL) todo risco físico, biológico, psicológico pode trazer prejuízos à saúde do trabalhador. “Nenhum ambiente de trabalho consegue estar totalmente isento de riscos, mesmo seguindo as normas e utilizando EPIs (equipamentos de proteção individual)”, afirma. 
   Daí a importância de buscar formas complementares de prevenção desses riscos, para que a redução de danos no ambiente de trabalho seja cada vez maior. “É importante agregar novas maneiras de prevenção. Até porque, muitas vezes, o próprio funcionário não faz a sua parte, não usa o EPI, por exemplo”, argumenta. 
   Uma novidade que pode cumprir, num futuro próximo, esse papel agregador é o chamado avaliador de qualidade do ambiente de trabalho. A ferramenta foi desenvolvida por Allan Patrick Souza, Tomas Abril e Derick Assunção, alunos dos cursos de Engenharia da Computação e Sistemas de Informação. A motivação inicial foi um concurso promovido pela Telit, multinacional italiana especializada em internet das coisas – processo que pretende conectar todo o mundo físico à rede mundial de computadores. A Telit Cup Brasil premia anualmente um projeto de tecnologia desenvolvido por estudantes, incentivando o desenvolvimento de starups de inovação. 
   O projeto do avaliador nasceu como uma solução para as empresas que entendem que o ambiente afeta diretamente o rendimento dos trabalhadores. “Nós percebemos que seria uma ferramenta muito útil para as empresas. Elas estão cada vez mais preocupadas com a qualidade do ambiente porque isso tem reflexos na produtividade. O funcionário tem menos problemas de saúde, falta menos ao trabalho”, argumenta Allan Patrick Souza.
   FUNCIONAMENTO
   Segundo ele, o avaliador é capaz de monitorar diferentes componentes de um ambiente. A solução é viabilizada por meio de um hardware que monitora os índices apontados, via internet, por sensores instalados no local, permitindo avaliações constantes e também o armazenamento das informações. “O protótipo que apresentamos no Telit Cup era voltado para escritórios. Então, os sensores indicam temperatura, umidade do ar, intensidade sonora no ambiente”, explica.
   Mas o universitário garante que a ferramenta pode ser adaptada para indústrias, hospitais, laboratórios ou qualquer outro tipo de ambiente. “ Fazendo uma avaliação das condições de cada empresa e dos riscos específicos dos ambientes, a ferramenta pode ser adaptada para monitorar, por exemplo, a presença de produtos químicos, poluição, partículas de poeira. Vai ser um produto bastante flexível”, garante Souza. 
   Ele fala assim, no futuro, porque passado o concurso e mesmo sem a premiação, o objetivo é aperfeiçoar o produto e torna-lo comercialmente viável. “Nós tivemos um feedback muito bom, o projeto foi muito bem avaliado enquanto inovação tecnológica. Precisamos agora de parcerias para viabilizá-lo”, argumenta. (JULIANA GONÇALVES – ESPECIAL PARA A FOLHA, caderno FOLHA EMPREGOS & CONCURSOS, segunda-feira, 22 de Agosto de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA). 

   PROJETO PARANAENSE FICA EM SEGUNDO LUGAR EM COMPETIÇÃO NACIONAL 
Equipe paranaense premiada desenvolveu um sistema de monitoramento de vagas de estacionamento em vias públicas
   Dos mais de 2 mil projetos inscritos na Telip Cup Brasil deste ano, apenas dez chegaram à final e dentre eles mais um era paranaense. O SysPark, sistema de monitoramento de vagas de estacionamento em vias públicas, ficou com a segunda colocação na competição. Criado por Tatiana Stoski, Felipe Gabardo e Eduardo Domingues, também alunos da UTFPR, a ferramenta possibilita identificar vagas livres através de um aplicativo no celular. 
   O projeto propõe a instalação de câmeras que permitam o controle simultâneo das vagas nas vias públicas, inclusive as preferenciais de idosos e deficientes. As informações captadas pelas câmeras são enviadas para uma central, que indica aos usuários do aplicativo onde há vagas livres, já traçando a rota até ela através de um GPS. 
   Eduardo Gabardo explica que a solução foi inspirada em um sistema já utilizado por alguns supermercados e shoppings, em que o controle de vagas no estacionamento é feito através de câmeras. “Nesse sistema, eles precisam de uma câmera para cada duas ou quatro vagas. O nosso projeto prevê a utilização de câmeras de monitoramento de vias, com maior alcance, que poderiam controlar as vagas de até quatro quadras”, compara o estudante. 
   “Fizemos estudos que mostram que grande parte do tráfego em algumas regiões da cidade é de motoristas procurando por vagas. Com esse sistema de monitoramento, seria possível diminuir o trânsito e, consequentemente emissão de poluentes”, explica o professor orientador do projeto, Daniel Rossato de Oliveira. (L.G.) (LUCIANA GONÇALVES – Especial para a FOLHA, caderno FOLHA EMPREGOS & CONCURSOS, segunda-feira, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares