quarta-feira, 3 de agosto de 2016

FAÇA VOCÊ MESMO

A pedagoga Aparecida Saviani conseguiu contagiar a família ao conceito "Do it Yourself" , atualmente estão reformando os banheiros da casa

   Por prazer ou de olho na economia, pessoas buscam cursos e outro meios para aprender pequenos reparos, sem se preocupar em ter de contratar profissional especializado
 

   Famoso nos Estados Unidos, o conceito “Do it yourself”, ou “Faça você mesmo” vem ganhando cada vez mais espaço entre os brasileiros. E se a palavra do momento é crise, a política da economia se alinha bem com esse tipo de atividade, em que a pessoa busca fabricar ou reparar algo por conta própria, sem se preocupar em pagar para um profissional especializado.
   Com o crescimento desse público, uma loja de materiais de construção de Londrina, se destaca oferecendo pequenos cursos a clientes e comunidade em geral. Por mês, a Leroy Merlin ministra até quatro tipos de treinamentos. “Escolhemos os cursos pela aplicabilidade e quando temos alguns itens que são exclusivos. Nossa demanda tem aumentado, porque o cliente gosta de comprar para ele fazer”, explica João Barauna, gerente comercial. 
  Adepta ao “Faça você mesmo”, a pedagoga Aparecida Meire Alves Saviani se interessou em participar de cursos após buscar ajuda em um desses treinamentos para consertar uma rachadura na parede de sua sala. Desde então não parou mais. Agora, ela está promovendo uma reforma geral em um dos banheiros da casa. Para o serviço ela até conseguiu uma ajuda extra. “Coloquei toma a família para trabalhar. É cansativo, mas estamos fazendo aos poucos. Já trocamos todo o azulejo do banheiro aproveitando o que aprendemos nos cursos”, relata. 
   Com tudo o que já conseguiu realizar, Aparecida já perdeu as contas do quanto economizou fazendo sozinha suas reformas. “Ajuda muito financeiramente. Se você faz o orçamento e paga para alguém consertar sempre sai mais caro. Então, ao invés de pagar, gasto no material”, afirma. Entre os cursos que já fez estão o de bricolagem, pintura, reparo e aplicação de pastilhas. 
   Famoso entre os familiares e amigos por suas habilidades, o cobrador de ônibus Elton Rodrigues Silva também investe no “Faça você mesmo”. Casados, ele guarda com carinho os móveis que produziu sozinho para a mobília da casa, chegando a montar até para a família. “A mesa da cozinha, o sofá, a mesa de centro, o armário foram feitos por mim. Também fiz o armário da cozinha da minha tia. Estou sempre ajudando a família quando precisam”, orgulha-se. 
   Com a paixão pela marcenaria despertada desde pequeno, Silva tem diversas ferramentas e máquinas que foi adquirindo conforme ia precisando. Ele conta tudo que aprendeu deve-se a um curso de marceneiro e vídeos no YouTube. Além de peças do mobiliário, ele também se arrisca com instalação elétrica. Atualmente está reformando a garagem da residência onde mora . “Estou economizando bastante fazendo sozinho. Porque se fosse para pagar alguém ia sair mais de R$ 1 mil , sem contar o material”, exemplifica. 
   Para a arquiteta Louise Savignon, do escritório UABI a popularização de vídeos na internet potencializou a busca por consertar ou produzir por conta própria. Segundo ela, mais importante do que economizar é a pessoa poder dar seu toque particular no que faz. “Tem gente que gosta, o que é muito bom. A pessoa pode dar a sua cara, o seu toque à casa ou apartamento, assim vai criando aquele ambiente que é dela. Quem gosta de morar bem tem que buscar isso”, aconselha. (PEDRO MARCONI – Especial para a FOLHA, suplemento FOLHA IMOBILIÁRIA, página 16, quinta-feira, 28 de julho de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

2 comentários:

  1. Mt legal fico a matéria é mt bom sempre aprender e fazer vc mesmo e ajuda a família ...família base de uma vida de bem com a vida ....ass Elton Rodrigues Silva

    ResponderExcluir
  2. Mt legal fico a matéria é mt bom sempre aprender e fazer vc mesmo e ajuda a família ...família base de uma vida de bem com a vida ....ass Elton Rodrigues Silva

    ResponderExcluir

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares