quarta-feira, 24 de agosto de 2016

1MEOA DÚZIA DE GATOS PINGADOS": EXEMPLO DE CIDADANIA


   Democracia possui três principais aspectos, de acordo com Phillip Pettit, todos identicamente importantes para que o povo realmente possua poder sobre o governo: primeiro, o governo deve possuir mínima aceitação do público no domínio político; segundo, qualquer privilégio discriminatório deve ser reputado antidemocrático; e, terceiro, o povo deve possuir meios de definir o modo como o governo opera. Este terceiro aspecto representa o zênite da democracia: o “controle pelo povo”. 
   O “controle pelo povo” possui diferentes significações: a noção de que a população possui influência sobre o governo; a ideia de que as pessoas direcionam intencionalmente o governo; e, por fim, a noção de que as pessoas possuem poder intermediário. Para que algumas dessas noções se manifeste, são necessários mecanismos de institucionalização daquele “controle”, a direta realização do “poder pelo povo”, ou, principalmente, a atuação legislativa proativa, judiciosa e atenta ao interesse público.
   Na prática pública brasileira, porém, não se identificam poderosas e reais manifestações do “controle pelo povo”: isto é, não se identificam manifestações que imponham “modos de operar” ao governo. Não se pode esconder que o povo brasileiro vivencia um cansaço, uma desilusão, em relação aos nossos representantes políticos. Em verdade, pode-se dizer que o Poder Legislativo experimenta uma crise, uma falência ou, até mesmo, uma agonia institucional. Não custa lembrar, ainda, que o Estado Democrático, para seu regular funcionamento, depende da higidez parlamentar, pois o Poder Legislativo, como um dos Poderes republicanos, oferece o melhor atalho para viabilizar a democracia moderna, dadas as pluralidades e amplas dimensões sociais. Embora não sejam ideias idênticas, é inegável que os destinos do Poder Legislativo e da democracia estão entrelaçados. 
   Munícipes paranaenses, ao longo dos últimos meses, demonstraram vontade para alterar o desestimulante cenário de “miséria moral” e carência de representatividade, por meios diretos não institucionalizados. Moradores das cidades de Bandeirantes, Cambará, Ibaiti, Jacarezinho e Santo Antônio da Platina dão exemplo de como a pressão popular pode constranger e limitar determinadas ações parlamentares. Movimentos sociais tencionam introduzir a opinião popular a opinião popular nas deliberações públicas. Nas manifestações paranaenses, os cidadãos explicitam suas insatisfações com os desmandos da classe política e revelação a necessidade de criação de novos arranjos institucionais que insiram o poder popular – outrora, inerte, adormecido - - no “jogo político”. E mais: inspiram brasileiros a se tornarem ativos cidadãos.
   Em virtude dos últimos acontecimentos, toma-se como exemplo os protestos ocorridos na cidade de Jacarezinho. Meses atrás, um grupo de cidadãos protestava na Câmara de Vereadores, em razão de serem contrários a um projeto de lei que previa o aumento do número de vereadores. Na ocasião, os munícipes foram chacoteados por um dos vereadores que, segundo a mídia local, teria dito ao presidente da Câmara que, “meia dúzia de gatos pingados não coloca pressão em ninguém”. O fato acirrou o ânimo dos populares, servindo de estopim para que se formasse um movimento de maior envergadura – agora intitulado – “Todo poder emana do povo – Jacarezinho em ação”.
   Há pouco tempo, o presidente da Câmara se opondo ao pleito dos munícipes, deixou o plenário da Câmara, sob fortes vaias, tendo de se socorrer inclusive de apoio policial, uma vez que não quis por em pauta a votação de um projeto de redução dos subsídios da próxima legislatura. Clamava-se, na oportunidade, por um substancial decote da remuneração dos vereadores, isto é, protestava-se por redução remuneratória de R$ 6.200,00 para R$ 788,00.
   É nítido que o rompimento da inércia político-popular denota que o povo, independentemente de convite, quer participar ativamente da arena política. Não mais admite ser governado mediante decisões tomadas por Parlamentares, surdos e cegos aos anseios e valores socais. (ANTONIO SEPULVEDA, FABRÍCIO FARONI E IGOR DELAZARI, pesquisadores do Laboratório de Estudos Teóricos e Analíticos sobre o Comportamento das Instituições (Letaci/PPGD/UFRJ) no Rio de janeiro, página 2, coluna ESPAÇO ABERTO, quarta-feira, 24 de agosto de 2016. Publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares