quarta-feira, 1 de junho de 2016

AS LEIS DA MÚSICA



   Londrinense aposta no gerenciamento de tempo para seguir simultaneamente com as carreiras de promotor da Justiça e músico

   Luke de Held escolheu programa tipicamente londrinense como cenário da entrevista para a Folha de Londrina: o domingo de manhã no Mercado Shangri-lá . “Só não pode ser muito cedo porque tenho show na véspera”, avisou. Mas foi apenas durante o pate-papo que ele contou o que o levou a sugerir o endereço: “Além de ser um local icônico da cidade, o Mercado foi idealizado pelo meu pai”, conta o promotor de Justiça e músico londrinense. 
   Filho do empreendedor Lucilio de Held, Luke lembra que o pai também foi o responsável pelo loteamento do Jardim Sangri-lá. “E o Mercado estava integrado ao loteamento”, conta. “Londrina vivia um surto enorme de desenvolvimento em função da economia cafeeira e isso conspirou a favor dos empreendedores, e meu pai tinha esse espírito.”
   Com a paixão pela música, que descobriu aos 6 anos, Luke também vem desenvolvendo um lado empreendedor todo próprio. No mês passado, promoveu o 1º Redland Music Festival em Londrina e já planeja repetir a dose ano que vem. Em três dias de festival, foram 30 shows em três endereços diferentes. “O próximo vai ser como gestar um filho, vamos começar a planejar nove meses antes.” 
   “Em 2013 foi convidado para acompanhar o Decio Caetano no Mississipi Delta Blues Festival, em Caxias do Sul (RS), que é o segundo maior festival de blues do mundo. E voltei de lá maravilhado”, conta Luke. “Mudou minha vida de musicalmente. Tive a oportunidade de ver e interagir com os melhores do mundo. Tocar um set de uma hora e meia com um cara como Álamo Leal vale por 10 anos de aprendizado”, conta. 
   Na volta a Londrina, Luke elencou algumas semelhanças de Caxias do Sul com a cidade natal: “As duas são as segundas maiores cidades de seus estados e têm mais ou menos o mesmo número de habitantes”. E foi assim que surgiu a ideia de “tentar realizar algo parecido por aqui”. Mesmo antes da primeira edição do Redland, Luke já vinha se esmerando na promoção do Circuito Internacional de Blues na cidade. 
   Uma curiosidade de criança o levou, aos 6 anos, a colocar o vinil dos Beatles para tocar na “Sonatinha azul, que tinha a caixa de som na tampa”, resgata. “Meu coração disparou, foi uma experiência sensorial intensa.” Esse foi o primeiro dos três momentos marcantes que Luke cita como definitivos em sua trajetória musical.
   “No segundo momento eu tinha 15 para 16 anos, numa apresentação no auditório do Marista. A Cláudia Volpato tocou duas músicas e aquilo mexeu comigo. Percebi o poder que a música tem de tocar o coração das pessoas”, relata. Em dois dias ele estava matriculado em um curso de violão. “Mas foram só três meses, não era aquilo que eu queria, queria rock. Saí pra ser autodidata”, conta. 
   O terceiro momento foi o contato com o programa de rádio Azylo Hotel, do Paulo Rock’n’roll. Foi nessa época que Luke montou sua primeira banda, batizada de Santo Presépio, que tinha o cantor Ivo Pessoa como um dos integrantes. “Era uma banda autoral, mas mais porque não tínhamos competência para tirar os covers”, diverte-se o músico. 
   Apesar da veia musical surgida na adolescência, Luke escolheu a faculdade de Direito para seguir carreira. “Havia uma cobrança familiar forte”, lembra. “Sempre acreditei, desde a faculdade, que o Direito é, antes de tudo, uma ferramenta de libertação”, justifica. Mesmo durante os cerca de três anos que estudou para se preparar para os concursos, Luke nunca parou de tocar. “A época que menos toquei foram os quatro primeiros anos em Guaratuba”, lembra o músico, que por 10 anos foi promotor no litoral paranaense, até pedir a transferência para Astorga. 
   “A música voltou com mais frequência quando recebi um convite de uns amigos para tocar no Crossroad , em Curitiba. E aí surgiu a questão de gerenciar o tempo para conciliar as duas coisas. Foi uma época particularmente desafiadora. Tocava toda sexta e sábado e vivia no fuso horário asiático, trocando a noite pelo dia”, conta. 
   Em Curitiba, onde cursou a Universidade Federal do Paraná, integrou a banda Crackerjack, antes disso montou A Chave do Som, com o conterrâneo Elieser Botelho Júnior. Em Guaratuba, uniu-se aos irmãos Ronaldo e Renato Prigoli na Rockbrothers. De volta à terra natal, empresta o nome à Luke de Held & The Lucky Band, com Sara Secco Delallo, Diogo Morgado e Wellington Souza.
   “Sou um aficionado por Star Wars e aproveitei que nome, Lucilio de Held Júnior, comportava e assumi o Luke, em 1983, época da primeira trilogia”, entrega o músico sobre o apelido que escolheu para si mesmo e transformo em grife musical. (KARLA MATILDA – REPORTAGEM LOCAL , caderno FOLHA GENTE, domingo, 29 de maio de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares