sexta-feira, 3 de junho de 2016

OBRIGADO POR ME SALVAR A VIDA


   No ano de 1993, após concluir a universidade, eu estava desempregado e desesperado. Lembro uma tarde cinzenta, em que atravessei a Avenida Higienópolis e pensei: “Em cinco anos. não estarei mais vivo”. Vinte e três anos depois, eu contemplo a Avenida Higienópolis pela janela e me sento diante do computador para escrever estas palavras. Felizmente, sou um péssimo profeta do meu próprio destino.
   Se estou vivo, devo agradecer a algumas pessoas . A meu pai e minha mãe, que me deram todo apoio naquele período de trevas; ao compositor João Sebastião Bach, cuja música me ajudou a suportar as piores crises de melancolia; aos amigos que sempre me acolheram e consolaram (Preto, Zé, Beto, Marcelo, Agda, Carina...); e, por fim, à companhia de alguns escritores, queque me fizeram superar o pessimismo doentio e acreditar no sentido da vida. Um destes eu viria a conhecer pessoalmente: o filósofo Olavo de Carvalho. Graças às mãos estendidas, eu pude recriar dentro de mim o que havia perdido em algum momento da juventude: a fé em Deus.
   A depressão teve seu lado bom, pois me ensino o valor fundamental do amor ao próximo. Com 23 anos, eu não era um sujeito fácil. Estava dominado por um profundo niilismo e tinha obsessão pela revolução socialista. Levei muitos anos para me livrar das mentiras que aprisionaram meus pensamentos e tanta dor já causaram (e causam) à humanidade. Com o passar do tempo, aprendi que a verdadeira bondade se faz de indivíduo para indivíduo, sem a intermediação de coletivismos ideológicos. É preciso estender a mão sempre – mesmo que as palavras sejam duras e as verdades, amargas. 
   Uma amiga leitora compara a depressão a um lobo cheio de malícia, que fica à espreita para atacar quando menos esperamos. Winstom Churchill dizia algo semelhante: apelidou a sua melancolia de “cão negro”. Carlos Lacerda gostava muito dessa imagem do estadista inglês, tanto que a utilizou no título de um livro. (Há uma estranha irmandade entre os que já foram depressivos.)
   Para ser justo, devo dizer que não recebi ajuda de ordem familiar e intelectual, mas também o apoio objetivo de pessoas que acreditaram no meu trabalho. Em 1994, a FOLHA me contratou como repórter. Sempre serei grato aos colegas que me deram essa primeira oportunidade no jornal que acabou por ser a minha escola profissional, a minha verdadeira faculdade. 
   Vinte e três anos depois de cruzar a Higienópolis, achando que estaria morto em pouco tempo, eis-me aqui, com os cabelos já ficando prateados e as preocupações normais de um trabalhador e pai de família. Algo me diz que fazer aquela travessia valeu a pena. Hoje, no Dia do Sagrado Coração de jesus, padroeiro de Londrina, eu me penso na ária de Bach: “Blute nur, du liebes Herz!”. Em português claro: - Sangra, querido Coração! (Página 3, caderno FOLHA CIDADES, sexta-feira, 3 de junho de 2016, espaço AVENIDA PARANÁ –por Paulo Briguet. Fale com o colunista:avenidaparana@folhadelondrina.com.br publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares