domingo, 26 de junho de 2016

ARMADILHAS NA REDE







   Às vezes leio textos sobre “etiquetas nas redes sociais”, acho “etiqueta” um termo obsoleto, então vou falar de educação básica mesmo. É flagrante que hoje existe muita agressividade no ar e posts sem intenção de ofensa às vezes serve de mote para comentários ácidos que fogem completamente ao seu conteúdo. Por exemplo: você elogia uma matéria de jornal e vem alguém com pedras na mão criticar o dono. No mínimo, isso demonstra um grau de desafeto que passa longe do conteúdo proposto. Há uma intenção no sujeito que critica que tem muito a ver com seus desafetos e nada a ver com o tema proposto. Isso se chama desvio de intenções. 
   Em outros momentos, publicação sobre arte servem para um “acerto de contas” sobre política. Aliás, a polarização política tornou-se o principal motivo de discussões calorosas e às vezes penso que criamos uma nação em estado permanente de revolta que não vai ceder tão cedo, embora haja apelos pela racionalidade nos debates. 
   De minha parte, quando o conteúdo dos posts é político – e escrevo mito sobre isso para minha própria surpresa – procuro separar as ideias das pessoas, mas o grau de agressividade já me levou a usar o recurso do bloqueio para desmanchar a “cena” que frequentemente alguns criam em páginas alheias. Quando o debatedor é profissional – aquele tipo que vive arranjando tretas e não sabe discernir opinião de ofensa – logo percebo a necessidade de criar um auê que o coloque em foco, por isso prefiro ignorar a tentativa de transformar posts em ringues ou palcos.
   Há uma desculpa para falta de educação que atravessa limites e que, para mim, desmancha o véu das intenções. Dizem por aí que tudo o que você posta em sujeito a críticas, por isso “não reclame das respostas.” Mas isso é uma meia verdade que corresponde ao grau de necessidade de cada um de criar ou se envolver em confusões. No meu entendimento, a rede social é um espaço público onde me relaciono com meus contatos e não aceito todos que me propõem amizade. Porém, mais de uma vez vi pessoas com quem nunca tive aproximação pegar carona num post que lhe desagrada para derramar sua amargura, ira momentânea ou puro ódio de um sujeito ou situação que se tornam abstratos no mundo virtual, mas mesmo assim são capazes de mexer com aqueles que falam com a gente como se estivessem entrando aos berros na casa da mãe Joana. A esses às vezes eu digo “alto lá”, ou simplesmente ignoro em dias que tenho mais o que fazer. 
   A rede social é um espaço público tanto quanto são as ruas e não abordo desconhecidos nas ruas para dizer aos gritos que discordo de suas ideias. Muitas vezes, em restaurantes ou cinemas, ouvi pessoas dizendo coisas da qual discordo, mas nunca puxei a cadeira e me sentei ao lado delas para retrucar com raiva aquilo que considero um erro. Se me pedem opinião, respondo. Ou as dou na minha própria página para colocá-las em discussão dentro dos limites do bom debate e do bom combate. Mas jamais entro na página dos outros para puxar briga, acho isso de uma infantilidade flagrante e logo percebo quando um briguento entra na minha “casa virtual” para causar escândalo.
   As redes se transformaram em armadilhas onde as pessoas destilam sua raiva visível ou oculta. Mas as redes não são um divã, tampouco um tribunal ou um espaço a ser vigiado por “polícias”. Há ainda quem crie perfil falsos para continuarem bisbilhotando sua página mesmo depois de ser bloqueado. Neste caso, considero estar lidando com alguém com sérios problemas psicológicos que se investe de personalidades múltiplas para continuar debulhando sua raiva que precisa de um alvo, ainda que desconhecido. Se existe uma coisa que as redes disseminam, além das ideias, é a falta de respeito à falta de afeto, fenômeno cultural que é marca registrada de nosso tempo feito de relações instantâneas e sem os laços concretos de uma amizade que depende de olhares, abraços e compreensão de que estamos sujeitos a erros e acertos. O que falta é calor humano, coisa que as máquinas não substituem, embora muitas amizades também possam começar num clique. (Crônica da jornalista e escritora Célia Musilli celiamusilli@gmail.com, página 4, caderno FOLHA 2, espaço CÉLIA MUSILLI, domingo, 26 de junho de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares