quinta-feira, 23 de junho de 2016

CUIDADOS PALIATIVOS E QUALIDADE DE MORTE



   A atenção com a saúde do brasileiro enfrenta inúmeros problemas e o mesmo acontece com os cuidados paliativos, definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com uma abordagem que busca a melhoria na qualidade de vida do paciente e seus familiares frente a uma doença que ameaça a vida. . Uma pesquisa realizada pela The Economist Intelligence Unit coloca o Brasil na 42ª posição no Índice de Qualidade de Morte, que avalia as medidas de qualidade dos cuidados paliativos em 80 países. O estudo foi encomendado pela Fundação Lien, uma organização filantrópica de Singapura, Cento e vinte especialistas em cuidados paliativos foram ouvidos. Reino Unidos, Austrália e Nova Zelândia encabeçam o ranking, que deixou o Brasil atrás dos nossos vizinhos do Mercosul, Chile (27ª), Argentina (32ª) e Uruguai (39ª). 
   De acordo com o índice, o Brasil precisa avançar nos quesitos ambiente de cuidados de saúde, mais acesso a profissionais treinados e disponibilidade de analgésicos. Há uma grande carência de equipes realmente estruturadas para prestar esse tipo de atendimento, assim como são poucas as universidades brasileiras que oferecem disciplina sobre o assunto. No País existem apenas três instituições preocupadas em preparar os futuros médicos para oferecer um tratamento mais humanizados aos doentes com poucas chances de continuarem vivos. 
   Em Londrina, aos poucos, os hospitais começam a dar atenção ao assunto. Na edição de hoje, a FOLHA mostra o empenho de uma comissão de cuidados paliativos do Hospital da Zona Norte (HZN) em propiciar o encontro de uma paciente de 91 anos e seu cachorro de estimação. A equipe multidisciplinar fugiu do atendimento padrão para buscar um cuidado não só personalizado, mas humanizado. A iniciativa da equipe o HZN é incomum no Brasil, que precisa dar mais atenção ao tema. Não só por parte dos gestores de hospitais, mas também por parte das universidades que formam profissionais na área da saúde. Muita coisa pode ser feita para melhorar a qualidade de vida desses pacientes. (FOLHA OPINIÃO opiniao@folhadelondrina.com.br página 2, quinta-feira, 23 de junho de 2016 publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares