domingo, 12 de junho de 2016

BANCO DE SANGUE PROCURA CÃES DOADORES



   Animais precisam ser de portes grandes e estarem na faixa entre dois e oito anos

   Nem todo mundo sabe, mas cachorro doente, em determinadas situações, também precisam de doação de sangue. E o único banco para animais da região , o do Hospital Veterinário (HV) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), tem perdido muitos cães por falta de doadores. Criada em 1999, a unidade ganhou sede nova neste ano: um espaço bonito, confortável e separado das demais instalações do HV.
   A diretora do hospital e coordenadora do Projeto Vida, Patrícia Mendes Pereira, explica que o processo de doação de sangue é rápido, seguro e não expõe o cão a nenhum risco. “Mas o animal doador precisa ser de porte grande, ter 28 quilos ou mais, entre 2 e oito anos de idade, e ser calmo a ponto de permitir a retirada do sangue”, explica. 
   A coleta, propriamente dita, não dura mais que 15 minutos. Antes, porém, é retirada uma pequena amostra do sangue para o exame em laboratório. O responsável pelo animal precisa esperar cerca de 30 minutos pelo resultado. Se tiver tudo certo com a saúde do doador, o sangue é colhido na sequência. “Todo o processo, desde a chegada do animal ao HV até o fim da coleta, não dura mais que uma hora”, afirma. 
   Para estimular os responsáveis e inscreverem seus cães como doadores no Projeto Vida, o hospital oferece algumas vantagens a eles. “Recebem vacina de graça e, em se tornando doador frequente, tem isenção de taxas, caso adoeçam e precisem de tratamento”, conta. Mesmo depois de “aposentados”, os animais permanecem com essas regalias. A doação é feita a cada três ou quatro meses e é agendada com antecedência.
   Patrícia ressalta que, com a sede nova do banco de sangue, o doador não tem nenhum contato com os demais animais que vão ao HV para tratamento. “É uma área reservada só para a coleta e o laboratório.” O espaço também ganhou novos equipamentos . Uma centrifuga mais moderna permite a separação do sangue em três partes – plaquetas, plasma e concentrado de hemácias – e uma mesma bolsa pode servir para três animais. “Antes, não havia como fazer essa separação e todo material coletado era transfundido num mesmo animal”, afirma.
   Ela conta que nem sempre há sangue em estoque e, em muitos casos, quando um animal precisa de transfusão, o responsável tem de correr atrás de um doador. “Algumas vezes, não consegue e o animal acaba morrendo. A demanda tem sido muito grande”, declara a diretora. 
   No início deste mês, Guilherme Bernardes da Fonseca Carlos e Graziela Guimarães levaram o golden retriever Sofia, de 6 anos, para doar sangue pela primeira vez. E gostaram bastante da experiência. ”Foi muito tranquilo e rápido. O pessoal foi bem atencioso e a Sofia colaborou também”, afirma ele. O jovem inscreveu a cadela para ser doadora permanente. “Acho importante essa colaboração. Se a Sofia ficasse doente, eu gostaria que houvesse sangue para ela”, justifica. 

   SERVIÇO
   Quem tiver interesse em levar o animal para doar sangue deve entrar em contato com o projeto pelo Facebook . O endereço é https://www.facebook.com/ProjetoVidaUEL página 3, caderno FOLHA CIDADES, sábado, 4 de junho de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares