sábado, 4 de junho de 2016

DESPARECIMENTO DAS ABELHAS


   “Se as abelhas desparecem da face da Terra, a humanidade seguirá o mesmo destino em um período de quatro anos”, afirmava Albert Einstein, em sua época.
   Já é notório, hoje em dia, o fato de que as abelhas, um de nossos principais agentes polinizadores e reprodutores das espécies, estão desparecendo. Essa verdade parece não dizer quase nada a quem pouco sabe sobre o trabalho desses insetos e como eles são essenciais à vida no planeta. 
   Ocorre que, mesmo apesar da descoberta de Einstein – que poderia ser chamada de aviso – as abelhas, responsáveis por grande parte da polinização e diversidade das espécies de plantas em nosso planeta, estão sofrendo com a redução de sua vida, com a perda de sua fecundidade e, devido a isso, não se reproduzem mais como antes, o que acaba em prejuízo a toda a cadeia alimentar. E isso afeta o homem, posto que é problema global. 
   Abelhas coletam o pólen e néctar das plantas, a maioria das pessoas sabe. Mas ao fazê-lo para obter sua principal fonte de energia, estão sendo intoxicadas por agentes químicos que são pulverizados nas plantas desde a fase de semente. Fazendo isso, intoxicam-se, morrem ou tem seu período de vida reduzido. E nesse processo de intoxicação, o homem e todas as demais vidas terrestres ficam à mercê da ingestão direta e indireta de inseticidas e pesticidas, seja através do consumo do mel e até de seus derivados. Os mais comuns dentre eles são: o própolis, a geleia real e a cera. 
   De forma qe as abelhas estão desaparecendo devido às imposições do capitalismo selvagem e aqueles benefícios que trazem à vida em nosso planeta estão minguando ou desaparecendo com elas. 
   Mas o uso abusivo de inseticidas e pesticidas não é o único fator responsável pelo desaparecimento das abelhas. As queimadas e os desmatamentos também são causadores da perda dos locais onde elas escolhem habitar. 
   O que fica e todo esse status quo é que a ausência desses valorosos insetos, tão importantes para a economia agrícola mundial, pode gerar sérios prejuízos econômicos à vida, além de causar sérios danos ao homem e à natureza pela extinção de muitas espécies vegetais. 
    Parece que o mesmo que está ocorrendo com as abelhas está também acontecendo com outros insetos benignos à vida, os quais têm também, como seu trabalho a função vital de reprodução ambiental. 
   Perde o meio ambiente e perdemos todos nós!. (MARINA POLONIO, leitora da FOLHA, página 2, espaço DEDO DE PROSA, FOLHA RURAL, sábado, 4 de junho de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares