sexta-feira, 3 de junho de 2016

MÚSICA E SOCIALIZAÇÃO - MUSICANDO NAS ESCOLAS

Mais que a aprendizagem de um instrumento, o projeto promove a inserção social das crianças, fortalecimento da autoestima, disciplina e responsabilidade
   Projeto existente há 15 anos em escolas municipais oferece oficinas de estudo em instrumentos e prática de orquestra
  
 Todo ano, várias crianças se inscrevem e esperam ansiosas para serem sorteadas em uma das vagas no projeto “Musicando na Escola”. Isso porque, são apenas cinco vagas por escola ofertadas anualmente para as três escolas participantes. Contudo, o projeto, que completa 15 anos de existência, atende a mais de 60 crianças atualmente em vários níveis no contraturno escolar, já que elas entram e seguem os estudos por toda a adolescência. Em contato com instrumentos como violoncelo e violino, além de canto coral, crianças a partir dos 7 anos aprendem um novo universo, seja nas oficinas específicas ou na prática em grupo.
“Além das oficinas de violino e violoncelo separadamente, todos estudam estruturação musical, música de câmara, prática de orquestra, treinamento didático instrumental, musicalização e canto coral. Essas outras esferas são importantes por darem apoio ao desenvolvimento da execução do instrumento. Um das escolas oferece, ainda, flauta doce”, explica a coordenadora do projeto Nicole Bergamo. O projeto possui patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Grande parte dos instrumentos foram doados ou adquiridos com recursos do próprio projeto. 
   Cinco professores e três monitores se dividem entre a Escola Municipal Dr. Joaquim Vicente de Castro, do Conjunto Cafezal (zona Sul), Escola Municipal Ruth Lemos, do Conjunto Luiz de Sá (zona Norte) e Escola Municipal Maria Tereza Meleiro Amâncio, do Jardim Santa Rita (zona Oeste). “Os monitores são ex-alunos do projeto; são jovens que representam o quanto projetos dessa natureza transformam a vida de qualquer pessoa. Hoje, eles trabalham com música. Temos muita esperança de conseguirmos expandir para a região leste e, assim, atendermos a cidade toda”, comenta, acrescentando que, para isso, é necessário haver mais doações de instrumentos, que são caros e de tamanho específico para crianças. 
   Mais do que oportunizar a aprendizagem de um instrumento por meio do estudo musical, o “Musicando na Escola” promove a inserção social às crianças, fortalecimento da auto estima, disciplina e responsabilidade. “Desde o primeiro contato com o instrumento aprendem a manusear e a cuidar , pois levam-no para casa para estudarem diariamente. Em pouco tempo eles já apresentam um bom desenvolvimento e isso só aumenta a vontade de aprender mais. “O resultado poderá ser conferido no concerto oficial no final do ano no qual serão apresentadas músicas clássicas, mas também algumas composições populares. Em formato de duos, trios, quartetos e orquestra. Uma prévia poderá ser vista no próxima dia 17 de junho, às 20 horas, no Teatro Zaqueo de Melo.
                          
As aulas vão além das oficinas de violino e violoncelo, com as práticas de orquestra, musicalização e canto coral



  
 MÚSICAS

   Márcia Valéria Gehring, contrabaixista da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (Osuel) e uma das professoras do projeto, comenta que as crianças demonstram muita dedicação e desenvoltura em pouco tempo. “Sempre digo a eles que estão tendo uma oportunidade única, não só de aprender um instrumento, mas, principalmente, de terem a chance de praticar em grupo, como orquestra, desde muito cedo nesse ambiente musical. Muitos músicos formados não tiveram essa experiência, que só contribui para o desenvolvimento do profissional. Estar aqui é um estímulo fantástico e eles aproveitam cada momento.”
   E para que os jovens sintam-se ainda mais estimulados, os professores não medem esforços para tornar o estudo mais atrativo, sobretudo com arranjos produzidos especialmente para o projeto. “Eles me pedem muita coisa atual que escutam, principalmente em filmes. Tento, então, adaptar os arranjos da melhor forma para os instrumentos e para todas as idades, já que na prática orquestral são alunos de todos os níveis, dos iniciantes ao mais avançados. Tem sido um desafio, também, para mim, mas um aprendizado incrível”, conta. 
Márcia Valéria Gehring, contrabaixista da Osuel e uma das professoras do projeto, observa que em pouco tempo as crianças demonstram muita dedicação e desenvoltur
    
  ENQUETE


   Conte sobre sua experiência com o projeto

"Toco já faz 8 anos, sou uma das mais antigas no projeto. Meu primeiro contato com a música foi aqui. O começo foi muito difícil e pensei que iria desistir. no meio do caminho. No futuro, pretendo continuar com a música, mas fico pensando se existe área para trabalhar. REBECA VALÉRIA TAVARES, 15 anos, 2º ano do Ensino Médio.

"Estou no projeto há cinco anos tocando violoncelo. Quando escolhi não tinha ideia do que era. No início, ,via como um hobby. Agora eu penso em outras possibilidades, mas ainda preciso estudar muito. Quero trabalhar com música, entrar numa faculdade e orquestra.  BRUNA DE SOUZA SANCHES, 12 anos, 8º ano.

.  
"Participo desde o ano passado tocando violino. Já aprendi várias músicas diferentes. Pretendo continuar tocando quando ficar mais velha.. YASMIN DA SILVA, 10 anos, 5 ano.
"Entrei no projeto no ano passado para tocar violino. Nunca tinha tocado nada antes.. Já aprendi a ler um pouco da partitura e músicas que não conhecia ou nunca tinha ouvido. O que eu mais gosto é da oficina de violino.  EMANUELLY FRANCISCO, 7 anos, 2º ano.  (MARIAN TRIGUEIROS - Reportagem Local, FOLHA CIDADANIA, terça-feira, 31 de maio de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares