sábado, 11 de junho de 2016

DESEMPREGO CRESCE ENTRE OS MAIS NOVOS


   Os jovens estão sentindo mais o impacto da recessão no mercado de trabalho. Documento divulgado ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostrou que a população brasileira mais afetada pelo desemprego hoje, é a de jovens entre 14 e 24 anos. Nessa faixa etária houve um aumento importante no número de desocupados: de 15,25% no 4º trimestre de 2015, passou para 26,36% no 1º trimestre de 2016. A pesquisa do Ibope revelou também que a taxa geral de desempregados no Brasil é de 10,90%. Há dois motivos que colocam os jovens nessa situação difícil. Quando há cortes, geralmente os mais inexperientes são os primeiros a serem demitidos. Outro fator que ajuda a elevar a estatística é que, em momentos de crise, os filhos acabam abandonando o estudo para buscar trabalho e ajudar no orçamento da família. O drama se repete no Paraná, onde a taxa de desemprego geral é de 8,1%, mas na faixa de 14 a 17 anos aumenta quatro vezes, chegando a 34,1%. Entre 18 e 24 anos, o índice é de 17,8%. Entre os brasileiros de 25 a 59 anos, o desemprego no primeiro trimestre foi de pouco mais de um ponto percentual em comparação com o quatro trimestre do ano passado. Entre os maiores de 59 anos, o aumento foi menos intenso, de 0,77% frente ao quarto trimestre de 2015. Utilizando dados da Pnad Contínua, produzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Ipea coloca que a proporção de jovens ocupados vem caindo desde 2013. Os jovens com emprego chegaram a 44% no terceiro trimestre de 2012, mas o índice caiu para 37% no primeiro trimestre de 2016. O percentual de jovens que somente estudava subiu de 35% em 2012 até 38,2% no último trimestre de 2014. Com a crise, essa taxa recuou para 36,3% no início de 2016. O mais preocupante dessa nova realidade é que as consequências do alto desemprego entre os jovens podem ter reflexos durante várias décadas, correndo o risco de fazer surgir a chamada “geração perdida” – pessoas que poderão ficar em desvantagem profissional porque não encontram boas oportunidades assim que saíram da faculdade.(FOLHA OPINIÃO opiniao@folhadelondrina.com.br página 2, sábado, 11 de junho de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares