quinta-feira, 9 de junho de 2016

STARTUP QUER TRANSFORMAR CARROS COMUNS EM 'OUTDOORS'

   O eletrotécnico  Valdemar Zanatta aprovou a ideia: " É válido: Quanto mais (dinheiro),  melhor"




   Motorista será remunerado por quilômetro rodado; negócio quer tingir brasileiros que desejam fazer uma renda extra

   O Brasil atualmente sofre altos índices de desemprego. Ao mesmo tempo, possui uma volumosa frota de 50 milhões de veículos, de acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) de abril. Somando estas constatações ao fato de que as empresas brasileiras fazem investimento pesado em publicidade, um empresário português resolveu criar uma startup que quer transformar os automóveis de pessoas comuns em suportes para anúncios publicitários com remuneração dos motoristas por quilômetro rodado. 
   A Carlicity, idealizada pelo português Pedro Borges – que está adotando o País como sua casa -, acabou de iniciar suas operações no Brasil e abriu nesta semana o cadastro de motoristas interessados. A startup foi inspirada em duas grandes empresas que empregam o mesmo modelo de negócios na Dinamarca e nos EUA. A empresa dinamarquesa coloca anúncios em caminhões, enquanto a norte-americana já é um case de sucesso mundial no modelo desejado por Borges. 
   Com a taxa de desemprego acima de 11%, assombrando os brasileiros, essa pode ser uma oportunidade rentável para os motoristas. De acordo com Borges, qualquer pessoa pode submeter seu carro para ostentar anúncios de empresas interessadas e a renda pode chegar a R$ 2 mil ao mês dependendo da distância percorrida no período. O pagamento é de R$ 1,50 por km rodado.
   Para o anunciante, trata-se de um tipo de publicidade mais barato, afirma o idealizador. Além disso, melhor que um outdoor, é um outdoor “ambulante”; como um carro. “Vai ser um sucesso porque é mais barato quando comparado com outros tipos de publicidade e o carro das pessoas chega para todo lado”. 
   Caso seu carro seja selecionado para uma campanha publicitária, o motorista não precisa mudar o seu trajeto normal diário. O anunciante vai escolher o melhor veículo para a sua campanha de acordo com o seu público-alvo e com o trajeto que o motorista já faz usualmente – escola, trabalho, supermercados, por exemplo. “O motorista não tem obrigação de fazer muitos quilômetros por dia. O que interessa mais é por onde ele anda todos os dias “, explica Pedro Borges. O motorista também não precisa arcar com os custos da adesivagem, que fica por conta do anunciante. 

   REPERCUSSÃO 

   A ideia soou interessante para alguns motoristas. “É válido, gostei da ideia. Quanto mais (dinheiro), melhor, brincou o eletrotécnico Valdemar Zanatta. A única restrição, em sua opinião, é em relação ao tipo de anúncio que seria estampado em seu carro. “o anúncio teria de ter uma proposta mais saudável de empresa ou produtos, sem aquelas famosas ‘escrachadas’, diz. A dona de casa Maria José Ramos Mendes também aprovou a proposta. Afinal, ela diz passar o dia percorrendo a cidade inteira de carro, seja levando o filho à escola, seja levando a filha à faculdade . “A gente anda muito. Para quem está parado é bom, pois não está gastando nada.” Já a dona de casa Sandra Barbosa estranhou um pouco a ideia. “Estranho ficar fazendo propaganda”. 
   Conectando motoristas e agências de publicidade, a Carlicity espera “abocanhar” 1% do total que o País movimenta no setor – que segundo a startup, chega a R$ 100 bilhões. Um dos focos está no Estado do Paraná, diz Borges, que tem uma das maiores frotas de veículos do País. Conforme dados do Denatran, em abril, o Paraná tinha a quarta maior frota com 4,14 milhões de automóveis. “O Paraná é um estado interessante. Os EUA têm a maior frota do mundo na relação de pessoa/carro. São dois carros para cada habitante. E o Paraná é o Estado que tem uma relação parecida.” 
    Os motoristas interessados podem fazer o cadastro pelo site www.carlicity.com.br O carro pode ser novo ou velho, só não pode estar com problemas mecânicos ou com a pintura riscada, por exemplo. Segundo Borges, a escolha do veículo para um anúncio publicitário vai depender da mensagem que a campanha quer transmitir. “Às vezes um carro velhinho é até melhor”, brinca. O anúncio vai ocupar não mais que 40% do carro. O idealizador da Carlicity afirmou que irá obedecer a legislação brasileira, assim como leis regionais ou municipais, se houver, referentes à modificação de veículos.
   O Departamento de Trânsito do Parná (Detran PR) informou que as regras para a adesivagem de automóveis estão previstas na Resolução 292/2008 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece as modificações permitidas nos veículos. O artigo 14 do documento define alteração de cor através de pintura ou adesivamento sujeita a exigências do órgão apenas aquela que ocupa área superior a 50% do veículo, excluída as áreas envidraçadas. Porém, não especifica se o adesivamento pode ter motivos publicitários. O Detran não respondeu a esta questão da FOLHA até o fechamento. 

   RASTREAMENTO

   Depois de feito o acordo, o motorista recebe um GPS e o anunciante poderá acompanhar, em tempo real e através de um aplicativo e uma plataforma disponibilizados pela Carlicity, os carros adesivados com a sua campanha. Atualmente, a Startup recebe seus primeiros cadastros de motoristas e já tem empresas interessadas em anunciar. Até o final do ano, deseja chegar a uma base de 500 mil pessoas. (MIE FRANCINE CHIBA – Reportagem Local, página 3 caderno FOLHA ECONOMIA & NEGÓCIOS, quarta-feira, 8 de junho de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).
Modelo de adesivagem proposto pela Startup

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares