quarta-feira, 22 de junho de 2016

ENERGIA ELÉTRICA MAIS BARATA


   O gasto com energia elétrica, que tanto apertou o orçamento das famílias, vai pesar menos no bolso dos paranaenses a partir de amanhã. A tarifa cobrada pela Copel Distribuição terá redução de 14,3% para os consumidores residenciais e a redução deve ser sentida nos boletos com vencimento a partir de 24 de julho. Considerando também os clientes industriais e comerciais, a redução média chegará a 12,87%. A redução foi autorizada ontem pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) após análise da planilha detalhada da Copel que demonstra a possibilidade de diminuir a conta de luz. A melhora nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, que produz energia elétrica mais barata, e leva ao desligamento das termelétricas, foi um dos fatores que contribuíram na decisão da agência reguladora. Assim como a redução de encargos setoriais e melhoria na eficiência dos custos da empresa. A direção da Copel anunciou outras medidas que podem reduzir ainda mais a conta, como o aumento dos ativos da companhia de R$ 2,5 bilhões para R$ 4,9 bilhões nos últimos quatro anos. Um consumidor que gasta mensalmente R$100,00 de energia elétrica poderá economizar R$171,60 ao longo de um ano. É uma economia interessante, já que a conta de luz foi uma das despesas que mais preocupou o brasileiro nestes tempos de dificuldades econômicas, forçando mudanças de hábitos. Foram muitos aparelhos de ar-condicionado desligados no verão. Órgãos públicos também mudar o horário de atendimento ao público na tentativa de baratear a fatura. Mas é importante ressaltar que a boa notícia tem tempo de validade, pois a vigência da nova tarifa será de 12 meses. Por isso, o consumidor precisa continuar atento aos hábitos de consumo e as distribuidoras devem continuar buscando soluções para melhorar o serviço com menor custo. Lembrando que um estudo divulgado este ano pelo Instituto Ilumina mostra que o brasileiro que ganha salário mínimo precisa trabalhar mais de 11 horas para pagar a conta de luz de uma casa com apenas poucos eletrodomésticos. Já o canadense que recebe o piso nacional precisa apenas de uma hora para arcar com os custos com energia. Isso mostra o quanto a tarifa pesa no bolso do cidadão e no equilíbrio financeiro das empresas. (FOLHA OPINIÃO opiniao@folhadelondrina.com.br página 2, quarta-feira, 22 de junho de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares