quinta-feira, 30 de junho de 2016

VAIDADE MASCULINA FOMENTA MERCADO DE BELEZA

"O movimento das barbearias está crescendo  e o ramo tem se mostrado rentável, com um custo relativamente baixo", avalia Rodrigo Gerard
   Por mês, cerca de 4 mil microempreendedores individuais se formalizam no segmento. Ritmo de alta de 7% ao ano deve se estender nos próximos três anos

   Uma visão otimista em um cenário econômico instável. Quando o assunto é o mercado de beleza masculino, o potencial de crescimento do setor vem animando aqueles que miram o próprio negócio.
   Segundo um levantamento da Euromonitor Internacional , o ritmo de alta de 7% ao ano, deve se estender nos próximos três anos. Uma outra pesquisa, da Nielsen, revela ainda que, no ano passado, os homens foram responsáveis por 35% dos gastos dos itens de higiene e beleza no País.
   Nesse compasso, a vaidade masculina pode elevar o Brasil ao posto de um dos maiores mercados de cuidados pessoais, tanto pelo consumo de produtos quanto de serviços.
   E todo esse desempenho tem motivado o aumento no número de microempreendedores individuais (MEIs). Para se ter uma ideia, considerando todos os setores do segmento, Londrina registrou um crescimento de 12% no primeiro trimestre deste ano, conforme publicado pela FOLHA no mês passado.
   A Prefeitura de Londrina concedeu 827 alvarás para este tipo de empreendimento, sendo 88 a mais em comparação com o mesmo período de 2015. Mas no segmento de beleza, dados do Serviço Brasileiro de Apoio às micro e Pequenas Empresas (Sebrae) aponta um incremento de 567% no número de MEIs, entre 2010 e 2015, passando de 72.309 para 482.455 registros. 
   “É importante interpretar que, com a criação da figura do microempreendedor individual (2009) , houve uma corrida dessa demanda reprimida para a formalização”, comenta Andrezza Torres, coordenadora nacional da Carteira de Beleza e Bem-Estar do Sebrae.
   No entanto, ressalta um crescimento médio anual de 8 mil novos CNPJs ao mês para os negócios de beleza, até 2015. “Na passagem para 2016, o segmento continuou forte mas passou para cerca de 4 mil MEIs se formalizando mensalmente. Isso ainda demonstra um crescimento, o que é muito bom para o setor, pois em primeiro lugar vem a formalização e, depois, a competitividade”, acrescenta. 
   Andrezza também afirma que o segmento no Brasil tem assumido uma onda mundial bastante favorável à beleza masculina. “Estamos vendo um aumento de barbearias temáticas e isso é muito bom porque o público masculino se sentia pouco à vontade nos salões de beleza tradicionais”, diz. 
    Outro viés positivo e importante para o setor, segundo ela, é o Projeto de Lei Salão Parceiro 5230/2013, que trata da relação de trabalho entre o salão de beleza e os parceiros, isto é, os profissionais de beleza. O projeto segue para sansão presidencial. “A gente tem o olhar bastante otimista sobre essa lei e acreditamos que logo estará em vigor. Ela traz muita segurança aos profissionais, o que acaba sendo também um incentivo a novos negócios”, comenta. 

   NEGÓCIO PRÓPRIO 

   Ao abrir as portas há sete meses em londrina, a Barbearia Gerardt celebra o bom momento. Além da clientela conquistada nos tempos em que era funcionário de outro estabelecimento, Rodrigo Gerardt, de 27 anos, vê um aumento de 50% de novos clientes. 
   O negócio foi aberto em sociedade com a esposa Priscila, que estava frequentando um curso de cabeleireiros. “Sou músico, mas precisa ter uma renda fixa, foi então que, juntos, começamos a amadurecer a ideia da barbearia”, conta. 
   Gerardt deu o primeiro passo se matriculando em um curso de cabeleireiro e, depois, trabalhou em uma barbearia para adquirir experiência e se preparar financeiramente. “ O foco sempre foi meu próprio negócio e o momento é favorável. O movimento das barbearias está crescendo e o ramo tem se mostrado rentável, com um custo relativamente baixo”, avalia. 
   O mesmo otimismo tem sido vivenciado por Waldineia Fonseca, proprietária da Barbearia Caballeros, inaugurada há dois meses na cidade. |Interessada em investir em uma área comercial, ela encontrou a resposta na própria experiência. 
   “Tenho filhos homens e sempre tive que levá-los em salão de beleza feminino. Desde então passei a alimentar essa ideia”, conta. Anos depois, Waldineia deu um “start” ao projeto e foi buscar referências em grandes centros, como São Paulo e Belo Horizonte. 
   Ela também fez curso de corte masculino e barbearia, buscou consultoria no Sebrae e se formalizou como MEI. 
   Além disso, investiu no espaço e na mão de obra. “Temos um público muito bom, sendo a maior de homens na faixa dos 30 aos 50 anos, mas também temos visto um aumento no número de crianças”, revela.
   O fato do empreendimento de Waldineia estar instalado em um Shopping center, tem sido apontado por ela como uma vantagem. “Em comparação aos primeiros dias, já vejo um aumento de 50% no público e acredito que flexibilidade dos horários é um dos motivos. Abrimos em horário de shopping , o que inclui os domingos”, cita. 

   ALTA DEMANDA POR PROFISSIONALIZAÇÃO RESULTA EM CURSOS INÉDITOS

"Temos um público muito bom, sendo a maioria de homens na faixa de 30 aos 50 anos, mas também temos visto um aumento no número de crianças, revela Waldineia Fonsec
   Outra prova de que o setor está ativado é a profusão de cursos para profissionalização. A coordenadora da área ee Beleza do Sebrae Nacional Andrezza Torres, que na convenção nacional ocorrida há poucos dias, em Belo Horizonte, um dos workshops mais procurados foi o de barbearia. “Sem dúvida, é uma oportunidade”, ressalta.
   Em Londrina, por conta da demanda, o Senac passou a ofertar cursos inéditos de qualificação profissional na área de barbearia e o técnico em Imagem Pessoal. “Em 2015, tínhamos 18% de público masculino matriculado s em curso de beleza; nesse ano, já temos 40% , cita Celise S. Matunaga Ferreira, técnica em Educação Profissional e Tecnológica do Senac Londrina. 
   Para ela, a procura por cursos da área se deve ao novo comportamento masculino, passando pela busca por serviços de estética e bem-estar, mas também ao fato das pessoas visualizarem uma nova oportunidade de crescimento profissional e a possibilidade de ter o próprio negócio. 
   A primeira turma do curso de Barbeiro está na fase final. Ao todo, serão 12 novo profissionais no mercado, como Bruno Lima de Castro, de 31 anos, estudante do curso de Marketing. 
   Atualmente, ele mora em João Pessoa (PB), mas a família é de Londrina. “Trabalhava em uma transportadora, mas fiquei desempregado. Foi aí que comecei a tomar gosto pela profissão da minha mãe e esposa”, conta ele, que retornou à cidade especificamente para fazer o curso no Senac. 
   “Percebi um aumento no movimento dos salões e barbearias, pois a realidade daqui não é muito diferente de lá (João Pessoa). Às vezes, eu aguardava mais de uma hora para cortar o cabelo e foi, então, que me veio à cabeça a ideia de trabalhar com isso”, lembra. 
   Castro logo retornará à capital paraibana, pois já tem emprego garantido. “Um empresário está abrindo uma nova unidade de barbearia e sabendo que eu estava vindo me profissionalizar, já me ofereceu a vaga”, comemora. (M.O). ( MICAELA ORIKASA – Reportagem Local, FOLHA EMPREGOS & CONCURSOS, segunda-feira, 27 de junho de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares