quinta-feira, 16 de junho de 2016

LIMITAÇÃO HUMANA DA ARBITRAGEM E A TECNOLOGIA NO FUTEBOL


   Não devemos comparar coisas que são incomparáveis. O erro cometido pela arbitragem no jogo Brasil e Equador jamais poderá ser comparado com o que aconteceu no jogo Brasil e Peru. No primeiro caso, mesmo a televisão teve que usar uma lente de aproximação para identificar que a bola não havia saído no cruzamento do jogador equatoriano. O árbitro errou ao apontar que a bola havia saído e invalidou o gol do Equador. Caso similar ocorreu na Copa do Mundo na África do Sul de 2010, quando o Frank Lampard fez o gol da Inglaterra contra a Alemanha e, apesar da bola ter batido no travessão e ter entrado a poucos milímetros da linha do gol e ter saído depois, o juiz invalidou o gol. A Fifa, após esse lance autorizou a utilização da tecnologia denominada goal-line. 
   Em ambas situações acima, o olho humano jamais poderia identificar o local exato da bola e a arbitragem errou, pois a decisão foi baseada numa suposição ou conjectura. No entanto, tais decisões da arbitragem se justificam, pois fogem do que o ser humano é capaz de detectar – e daí a necessidade da tecnologia.
    Por outro lado, a Fifa prega no futebol o fair paly que significa o jogo honesto, bem jogado, o jogo justo, sem malandragem ou qualquer tipo de fraude, farsa ou dolo. 
   E o fair play, ou ausência deste, inclui simulações de falta ou de pênalti ou qualquer outro ardil de atletas para confundir ou
ludibriar a arbitragem, e foi isso que o atleta peruano fez. 
   E é aí que reside a imensa diferença entre os dois jogos do Brasil e as situações distintas, acima mencionadas. O gol da euipe peruana foi uma fraude, como que uma raquetada com o braço do atleta, que havia passado da bola. Foi um gol de braço deliberado e doloso – com intenção -, pois o atleta abriu o braço direito para colocar a bola para dentro do gol e, no caso, o árbitro não viu porque estava encoberto por outros jogadores e validou o gol peruano. 
   A decisão equivocada da arbitragem custou a eliminação do Brasil, e aqui o objeto deste artigo não é discutir os infindáveis problemas e soluções para a seleção brasileira dentro e fora do campo. 
   O gol de mão Maradona o qual este denominou de “mano de Dios” contra a Inglaterra na Copa de 1986foi outro episódio lamentável da falta de fair play.
   Esse é o mais reprovável comportamento que qualquer atleta pode ter – a falta de fair play. Em uma analogia, seria o equivalente ao atleta que se dopa para uma prova de natação ou atletismo. 
   Será que ganhar sem ética, pela fraude, justifica a vitória? Será que ganhar, custe o que custar, justifica o que aconteceu no jogo do Brasil contra o Peru, ou da Inglaterra contra a Argentina lá em 1986, dentre tantos outros casos de falta de fair play?
   Em vários casos de doping as medalhas/ conquistas são cassadas ou anuladas? No futebol, no entanto, fica tudo por isso mesmo. 
   Abre-se a oportunidade urgente para que o novo comando da Fifa através de seu novo presidente Gianni Infantino, adote a tecnologia no futebol, tanto para a limitação humana da arbitragem como para casos de ausência de fair play, com a utilização do vídeo pela arbitragem para lances polêmicos, tal como ocorre no vôlei, no tênis e no basquetebol.
   Ganhar, perder, jogar bem , jogar mal são inerentes ao futebol. Mesmo os erros da arbitragem são comuns e são parte também do futebol, afinal há uma limitação humana. 
   Mas ganhar por ganhar, através do dolo, da malandragem, da fraude, isso é inaceitável e uma mudança através da adoção da tecnologia , a essa altura, faria muito bem ao esporte aos seus apaixonados seguidores. (FÁBIO CHAGAS THEOPHILO, advogado em Londrina, página 2, ESPAÇO ABERTO, quinta-feira. 16 de junho de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares