sábado, 4 de junho de 2016

OS TEMPONAUTAS E A ESCURIDÃO



   Em 1941, o padre alemão José Kentenich foi preso pelos nazistas. Ele permaneceu quatro semanas na solitária, em completa escuridão. Os oficiais da Gestapo haviam transformado uma antiga agência bancária de Coblença em quartel-general. O caixa-forte do banco era utilizado como dela de isolamento. O Padre Kentenich, fundador da Obra de Schoenstatt e do Colégio Mãe de Deus, passou os 28 dias de sua escuridão rezando e cantando. Seus únicos contatos humanos se deram nos momentos em que um soldado lhe levava a refeição diária e em duas breves ocasiões, para ser submetido a um interrogatório e fazer a fotografia oficial para os arquivos da Gestapo.
   O objetivo daquela ação era bastante claro: a Gestapo desejava quebrar o ânimo dos resistentes ao governo nazista. Na maioria das vezes, dava certo. Depois de três dias, os prisioneiros saíam do isolamento enlouquecidos e alquebrados, prontos a assinar qualquer papel que lhes pusessem diante dos olhos. No entanto, por alguma razão, a tática não funcionou com José Kentenich. Ao final das quatro semanas, o padre de Schoenstatt saiu da cela sorrindo e agradeceu aos carcereiros. “Finalmente, tive um pouco de férias!” Tempos depois, ele seria confinado ao campo de concentração de Dachau, onde passou três anos e ao qual milagrosamente sobreviveu. 
   Eu e Pedro ultimamente temos brincado de máquina do tempo. Transformamos um quartinho aqui do nosso prédio no incrível equipamento que percorre diferentes épocas da história humana. Somos os temponautas, e estamos escrevendo um livrinho sobre nossas aventuras. Quer dizer, o escritor e desenhista é ele; eu sou apenas o revisor. Em certos momentos de nossa brincadeira, digo, expedição, realizamos uma jornada pela escuridão nas escadarias do prédio. O objetivo é fazer com que os temponautas se acostumem à completa falta de luz por alguns minutos. No começo, Pedro ficou com um pouquinho medo do escuro. Agora ele está se acostumando, principalmente depois de ter tomado a poção mágica antimedo (cá entre nós, suco de laranja).
   Mas quando não estamos brincando de temponautas e as trevas se abatem sobre nós, a melhor saída é fazer como o Padre Kentenich: rezar e cantar. Um dos meus exercícios espirituais, nos último tempos, tem sido imaginar tudo que se passou pela mente do bom padre naquelas quatro semanas de enclausuramento. 
   A D. Ruth, minha oitava leitora, está se recuperando de uma cirurgia nos olhos e a sua filha Lenise tem feito a delicada gentiliza a #AvenidaParaná para ela. Sei que Ruth vai recuperar a visão perfeita em breve, mas por enquanto a deixo com essas duas histórias: a de um profeta de nosso tempo, vítima da opressão coletivista, e a de dois temponautas, pai e filho, que tentam se adaptar ao claro-escuro do mundo. Quem tem olhos de ver, veja. (Crônica do jornalista e escritor PAULO BRIGUET, página 3, caderno FOLHA CIDADES, espaço coluna AVENIDA PARANÁ - por Paulo Briguet. Fale com o colunista: avenidaparna@jornaldelondrina.com.br sábado, 4 de Junho de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares