terça-feira, 7 de junho de 2016

O USO DE VÓS


   Na coluna da semana passada, falamos sobre certos assuntos que estudamos na escola, mas (aparentemente) não usamos no nosso dia a dia. Entre esses temas, citamos o pronome vós, que praticamente desapareceu da língua falada no Brasil há muito tempo, embora ainda seja estudado e, inclusive cobrado em vestibulares e concursos. 
   Como você deve se lembrar, o “vós” pode não estar presente em suas conversas diárias, mas aparece em boa parte de nossa literatura, além de outros textos, como os religiosos, por exemplo. É um pronome largamente utilizado na bíblia e em diversas orações.
   Trata-se do pronome correspondente à segunda pessoa do plural. Sendo assim, o plural natural de “tu”, outra forma que vem, cada vez mais, perdendo espaço no dia a dia dos brasileiros. É verdade que ainda podemos encontrar seu uso em várias regiões de nosso país, como em alguns lugares aqui do sul ou ainda no norte e nordeste, mas a tendência é de que seja, gradualmente, substituído por “você”, mais comum na maioria do Brasil. É curioso notar que, mesmo nesses lugares, as pessoas usam “tu” no singular , mas acabam optando pelo “vocês” no plural, ou seja, realmente não se utiliza a forma do plural gramatical , o “vós”. 
   Com relação ao verbo correspondente, a conjunção costuma ser mais fácil do que pode parecer. Geralmente, é algo parecido com a segunda pessoa do singular (tu). Observe como fica essa conjugação nos tempos verbais do português, utilizando o verbo singular “estudar” como exemplo: 
   Presente do indicativo: ESTUDAIS. 
   Pretérito Perfeito do Indicativo: ESTUDASTES.
   Pretérito imperfeito do indicativo: ESTUDÁVEIS.
   Pretérito mais-que-perfeito do indicativo: ESTUDÁREIS.
   Futuro do presente do indicativo: ESTUDAREIS.
   Futuro do pretérito do indicativo: ESTUDARÍEIS.
   Presente do Subjuntivo: ESTUDEIS.
   Pretérito Imperfeito do Subjuntivo: ESTUDÁSSEIS.
   Futuro do subjuntivo: ESTUDARDES
   Imperativo afirmativo: ESTUDAI.
   Imperativo negativo: NÃO ESTUDEIS.
   Você pode até achar que algumas dessas formas são estranhas, mas isso não quer dizer que estão erradas, já que costumamos estranhar aquilo que não vemos ou usamos com frequência. 
   Outro ponto a notar é que com o uso do “vós, outras palavras, além do verbo, devem seguir a concordância. É o caso de outros pronomes de nossa língua, por exemplo, como os pessoais oblíquos e os possessivos. Veja o que acontece na frase abaixo, quando mudamos o pronome utilizado de “vocês” para “vós”:
   Eu LHES perguntei se VOCÊS TROUXERAM SEUS LIVROS. 
   Eu VOS PERGUNTEI se VÓS TROUXESTES VOSSOS livros. 
   Percebeu quanta mudança? O pronome oblíquo átono “lhes” deu lugar ao “vos “ (sem acento), “vocês” virou “vós”, o verbo mudou e o possessivo também, indo de “seus” para “vossos”. São pequenos detalhes que, se não forem observados, configuram erro de concordância, o que é bastante sério. 
   Finalmente, um último detalhe: o pronome “vós”, embora seja plural, pode ser utilizado para se referir a uma única pessoa, de maneira bastante formal, cerimoniosa. É o que acontece na maioria dos já citados textos bíblicos. Na conhecida oração do pai nosso”, os fiéis se dirigem a Deus usando esse pronome (“estais”, “vosso”, “perdoai”, etc. 
Se ainda tiver restado alguma dúvida, mande um e-mail. Até a próxima terça! ( FLAVIANO LOPES – PROFESSOR DE PORTUGUÊS E ESPANHOL. Encaminhe as suas dúvidas e sugestões para bemdito14@gmail.com página 5, caderno FOLHA 2, espaço BEM DITO, terça-feira, 7 de junho de 2016. Publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares