segunda-feira, 27 de junho de 2016

REFLEXÕES SOBRE LEITURA LITERÁRIA


   A leitura de um texto literário vai além de uma mera decodificação de signos linguísticos impressos na página do livro ou na tela do computador ou celular. Ela é um procedimento mental que leva em consideração outros aspectos, tanto referentes ao ato da criação (biografia do autor, momento histórico e condições sociais em que o texto foi produzido, e o modo como ele foi elaborado esteticamente), quanto ao da recepção (conhecimentos prévios do leitor sobre o autor, texto, tema, outros elementos externos que estejam internalizados nele e, principalmente, a fruição). 
   Através desse procedimento, o leitor constrói sentidos e ressignifica o texto por meio de sua leitura, pois ela torna-se a apreensão de todos os dados possíveis explícitos ou não no texto, com o preenchimento de todas as lacunas que ele possui. 
   A leitura literária tem a capacidade de mudar pontos de vista e conceitos do leitor, refletindo uma de suas qualidades educativas. Outro ponto importante é que ela não produz uma única interpretação, pelo contrário, toda leitura permite várias interpretações, dependendo do momento em que o eleitor a executa, pois, conforme já afirmamos, ele constrói e ressignifica o texto, de acordo com o conhecimento que tem naquele momento, que é a sua contrapartida no ato da leitura, que, na verdade, é um grande diálogo entre autor, texto e leitor. 
   Dessa forma, um texto lido hoje, se relido na semana que vem ou no mês seguinte pelo mesmo leitor, terá diferentes leituras em cada um desses momentos, e assim sucessivamente: a cada nova leitura o texto adquire novos significados, pois o conceito de leitura está estreitamente vinculado à concepção histórica, política, econômica, educacional e ideológica de cada momento, tanto no momento da produção do texto quanto da sua leitura. 
   Por outro lado, a leitura também pode )e deve) causar estranhamento ao leitor, levantando-o de uma postura passiva, de empatia com o texto, a uma postura ativa, de conflito com o texto, um conflito positivo, diga-se, pois ele ocorre quando o leitor entre em contato com um texto diferente daqueles aos quais está habituado e por isso não consegue, num primeiro momento, viabilizar sua experiência para sua interpretação e compreensão, o que vai ocorrer somente após refletir sobre ele, fato que só enriquecerá a experiência do leitor. Dessa forma, a leitura é sempre um apelo ao diálogo de vozes, que tanto pode resultar em atos de comunhão como atos de provocação e estranhamento. 
   E desse diálogo, com comunhão estranhamentos e conflitos, o leitor deve sair sempre ganhando, pois a leitura literária pode educar e humanizar o leitor a cada vez que é realizada, oferecendo novas possibilidades de ler e compreender o mundo, e também a si próprio, e assim tolerar o pensamento divergente, possibilitando uma convivência respeitosa e equilibrada com as pessoas em sociedade. 
   Dessa forma, a leitura é um processo que completa o texto literário, pois este só vai ser sentido quando houver a figura do leitor que interprete e desvende a sua mensagem. O escritor concebe-o, mas para ele ser completo e existir realmente como texto, ganhar vida, há que se ter a presença e a participação de um leitor. Sem ele, o texto é um objeto inanimado. E assim a leitura é um momento mágico em que a criação (texto) adquire vida pelo sopro do leitor. ( DONIZETH SANTOS, professor de Língua Portuguesa da Faculdade de Telêmaco Borba, página 2, ESPAÇO ABERTO, segunda-feira, 27 de junho de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares