sexta-feira, 24 de junho de 2016

SOBRADO NA ÁROVRE





      Ajudante de pedreiro ergue barraco de dois andares na zona norte de São Paulo

   Em uma praça da Freguesia do Ó, próximo à avenida General Edgar Facó, na zona norte de São Paulo, os galhos de uma falsa-seringueira (Ficus elástica) alongam-se até formar uma copa de 35 metros de diâmetro. No alto de seus galhos, José Jesus dos Santos, 30, fez sua casa. 
   Construído há cerca de um mês , o “sobrado” ameniza as noites de frio do ajudante de pedreiro que há quase dez anos vive na rua. 
   A construção é uma segunda empreitada sobre a mesma árvore. A primeira durou alguns meses, mas foi destruída pelo fogo numa noite em que adormeceu com uma vela acesa. 
   Os dias que se seguiram ao incêndio foram de culpa por ter “maltratado” a árvore que lhe serviu de abrigo. Passou a perambular pelas regiões da Freguesia do Ó. Dormiu no cemitério do bairro. Depois foi para uma praça, onde conheceu Francisco Polli, 60. 

   UM NOVO PROPÓSITO

   Amigos de rua, Santos viu em Francisco um novo propósito e decidiu: “Tiozinho, agora que o frio está chegando, vou construir um barraco para você”, disse. “Mas como, se você não tem madeira nem um terreno?, respondeu o amigo. 
   O terreno Santos já tinha em mente qual seria. Faltava-lhe a madeira. 
   O material foi encontrado enquanto buscava latinhas nas ruas. Santos viu a madeira em uma caçamba de entulho, ao lado de uma igreja. Era uma autorização divina, acredita ele, para construir uma casa sobre a árvore da praça. 
   Ergueu quatro paredes de madeira, apoiadas nos galhos das árvores”. “A fundação foi Deus quem fez, eu só terminei a casa. A minha mansão”, conta o ajudante de pedreiro. 
   Pregou as primeiras tábuas no tronco da falsa seringueira, fazendo a seiva da árvore escorrer. “Aquilo mexeu no meu coração. Vi aquilo como se eu estivesse sangrando, machucando uma vida. Então decidi que não colocaria mais nenhum prego nela”, conta. A partir daí, Santos terminou sua casa, apoiando o restante das madeiras nos troncos.
   Dois pavimentos, telhado impermeável, uma pequena geladeira que serve de armário e uma janela improvisada feita com um compensado. 
   “Nem acreditei quando vi pronto”, conta Francisco. Ele confessa que teve medo que a construção caísse, de que não duraria um dia em pé. “Eu não queria nem subir”. 
   “É sólida”, vangloria-se Santos. O ajudante de pedreiro escala a árvore para pular em cima da construção e comprovar a segurança do imóvel. 
   O amigo dorme no primeiro andar da casa, num espaço de cerca de um metro de altura, que abriga colchão e cobertores. 
   Santos fica com o andar de cima do “sobrado”, onde dorme com um tapete surrado. A divisão dos dois andares é uma antiga porta.
   Do lado de dentro da casa, com um termômetro eletrônico é possível aferir que a temperatura pode ser 5ºC mais quente do que no exterior, o que trouxe alívio para seus dois moradores nos últimos dias de frio. “Tem noite em que tem que abir a janela, de tão quente que fica.”

   PERMANÊNCIA
 
   Agora crente que a casa é segura, Francisco teme apenas a ação da Prefeitura e da Polícia Militar. “Acho que vão nos tirar daqui”, explica. 
   “Eles não estão atrapalhando ninguém. Se saírem daí para onde eles vão? Eles estarão mais expostos na rua”, comenta a moradora da região Regina Costa, 60, que na terça (21) passava em frente à casa da árvore. 
   O temor de Francisco é justificado, já que a construção de tendas e barracas feitas por moradores de rua é proibida pela Prefeitura de São Paulo. Os dois moradores da árvore já foram inclusive abordados por agentes da gestão Haddad (PT), que está ciente do abrigo erguido por Santos. 
   Nascido no interior do Sergipe, o rapaz chegou em São Paulo há dez anos . Trabalho como ajudante de pedreiro em construtoras e como auxiliar de padeiro até que, depois de uma desilusão amorosa e o desemprego, foi parar na rua. 
   Há três meses em contato com a família, em Itabaianinha (SE), ele espera conseguir um emprego para juntar dinheiro e voltar para o Estado natal. “Quero ver meu pai, que está mal. Espero dar vários abraços nele. ( FABRÍCIO LOBEL – de São Paulo, página B4, caderno COTIDIANO, quinta-feira, 23 de junho de 2016, publicação dom jornal FOLHA DE SÃO PAULO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares