terça-feira, 14 de junho de 2016

DESAFIOS DO GOVERNO TEMER


   Novas expectativas com a troca de presidentes suas equipes de apoio no ministério gera nos empresários e na população um novo ânimo e expectativas de que poderá haver melhoras em curto prazo. Acertar os ponteiros, com a maioria na Câmara e no Senado, mesmo com o PT em frangalhos já assumindo a postura de oposição, facilita a governabilidade. Porém, o preço é elevado, pois se mantém a prática do fisiologismo para se compor a base de apoio no Legislativo e acomodar todos os partidos, inclusive os “nanicos”, em cada uma das pastas que servirá de alicerce ao presidente em exercício, até que se resolva definitivamente o julgamento do impeachment de Dilma Rousseff.
   Os pecados capitais da presidente não forma tão-somente o alicerce na base do assistencialismo, mas as inverdades mencionadas na campanha política e uso de manobras orçamentárias , através das pedaladas fiscais e da contabilidade criativa para omitir ou esconder informações relevantes, inclusive sobre os preços administrados. Tudo isso causou a situação medíocre que hoje a Petrobras vem enfrentando, que exige até mesmo a necessidade de vender ativos e buscar outras estratégias para fortalecer o caixa. 
   O presidente interino tem, em seu equipe, pessoas envolvidas em escândalos apontados pela Operação Lava Jato. Isso poderá, aos poucos, minar alguns ministérios. A busca pela blindagem pode prejudicar o novo governante, sobre o qual também pairam dúvidas e questionamentos de envolvimentos, que poderão vir à tona, travar a ações e até mesmo provocar outras modificações no quadro político nacional. 
   No lado econômico, precisará haver, primeiramente, uma sensibilidade ante os fatos e levantamentos preliminares para que sejam tomadas decisões de curtíssimo prazo para tirar do foco as críticas destrutivas que o País vem sofrendo internamente e no cenário internacional. De maneira inteligente, o presidente em exercício apostou suas fichas em Henrique Meirelles para o Ministério da Fazenda. Trata-se de profissional de mercado, que tem respaldo internacional pela sua competência e é conhecedor das necessidades e prioridades para a conquista do equilíbrio das contas públicas e o congelamento do endividamento , assim como, iniciar o processo de pagamento de juros com superávit fiscal. 
   Meirelles traz um acervo de competências consistentes. Se tiver carta branca e por não ser político, auxiliará a conclusão da política econômica e com mais transparência e responsabilidade. A sua colocação com relação aos profissionais que farão parte da equipe de retaguarda nos bancos públicos, já evidencia que não quer políticos envolvidos nesses cargos, mas técnicos que passarão pelo seu crivo para se tornarem parceiros dessa nova empreitada. S tarefa não será fácil, com a economia em frangalhos e a situação internacional também em crise. Tudo isso dificulta a recuperação da economia nacional em curto prazo, mas o que precisa haver é a melhora da credibilidade, que, infelizmente, a presidente afastada não conseguiria resgatar. Tal problema rebaixou as notas de crédito do Brasil e afugentou os investidores internacionais e nacionais. 
   Como foi apontado pelo atual ministro da Fazenda , os benefícios sociais conquistados representam pequena parcela do orçamento, mas precisa ser analisado até que ponto não se transformam em malefícios quando um grupo de pessoas abre mão das condições de trabalho para receber uma bolsa criando acomodações, além dos escândalos de desvios, como no projeto Minha Casa Minha Vida.
   O remédio poderá ser amargo, mas benefícios concedidos a empresas que prioritariamente não precisam e o redirecionamento de investimentos na recuperação de outras realmente necessitadas pode ser o ponto chave, no qual uma das premissas é a abertura de novas linhas de crédito e queda dos juros, para estimular a economia e eliminar o risco de mais desemprego.
   Transparência e ética tem que ser a marca do governo. Caso contrário, teremos mais problemas futuros para administrar. (REGINALDO GONÇALVES, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Santa Marcelina em São Paulo, página 2, ESPAÇO ABERTO, terça-feira, 14 de junho de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares