quinta-feira, 9 de junho de 2016

A TERRA, UMA PÁTRIA COMUM



   Enquanto homem precisar de passaporte e de visto de entrada para viajar entre os países, é sinal de que a humanidade vai mal. O argumento é de que esses requisitos são necessários, para controlar o ingresso dos estrangeiros e seu tempo de permanência. Se esses espécimes alienígenas são estranhos quanto à nacionalidade, são semelhantes em tudo aos residentes de cada país, com pequeníssimas diferenças pontuais. Porque todos têm as mesmas emoções, as mesmas virtudes e defeitos, as mesmas dores e alegrias, os mesmos anseios, os mesmos problemas de saúde, a mesma sede e a mesma fome. Dirão que muitos podem ser terroristas ou que chegam para tomar vagas de empregos, ou porque o volume populacional já é grande e não comporta mais gente. Ora, este minúsculo planeta, de baixa expressão quanto à sua dimensão no confronto com a vasta imensidão cósmica, é uma pátria comum. Visto do alto pelos astronautas , revelou-se uma pequena bola quase imperceptível bailando no espaço. No entanto, demarcada pelos homens com certas divisórias representadas pelos limites das fronteiras. Mas as nações são generosas quando necessitam de povoamento e de braços de trabalho vindo de fora. Aconteceu no Brasil de outrora, nos Estados Unidos, na Europa. A Alemanha agora abre os portões aos refugiados, de um lado por gesto humanitário e de outro por necessidade de trabalhadores, porque a população envelhece e muitos casais jovens, em toda a Europa, não querem filhos. 
   Inútil impor barreiras, porque dia chegará em que isto se tornará incontrolável, porque – pelo inchaço populacional dos países pobres e escassos de recursos – grandes levas migração para os lugares de mais oportunidades e mais espaço neste pequeno orbe. Quanto à humanidade alcançar a plenitude da sabedoria e a expansão da solidariedade nesta morada de coirmãos , essas leis reguladoras e todas as demais se tornarão letra morta nas páginas quebradiças dos códigos. Porque o homem evoluído não precisará de normas escritas ou faladas. Ele as trará gravadas em sua consciência. (WALMOR MACCARINI – jornalista em Londrina, página 2, ESPAÇO ABERTO, quinta-feira, 9 de junho de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares