terça-feira, 28 de junho de 2016

G OU J ?


   Esta semana vamos continuar tratando de algumas questões de ortografia que, frequentemente, deixam os brasileiros em dúvida. Hoje abordaremos o som que pode ser representado pelas letra G ou J, que causa problemas só quando está antes das vogais E o I, já que é só aí que o som das duas consoantes coincide.
   Em primeiro lugar vamos recordar aquela “regra de ouro” que já mencionamos mais de uma vez: palavras da mesma “família” tendem a manter a mesma grafia . Sendo assim, “laranjeira” só pode ser escrita com J, pois vem de “laranja!, também com J. Entretanto, no caso específico de que tratamos hoje, há uma exceção notável a essa regra: o substantivo “viagem”, que é escrito com G, enquanto que “viajem”, do verbo “viajar” é com J (assim como todas as outras formas do verbo).
   Dito isso, vamos a algumas regrinhas básicas para o uso de G:

   1- Usamos essa letra em substantivo terminados em “agem”, “igem” ou “ugem”, como “barragem”, “ferrugem”, “origem”, etc. As duas únicas exceções são “pajem” e “lambujem”.

   2- Nas palavras terminadas em “ágio”, “égio”, “ígio” e “ógio”, como “estágio”, “privilégio”, “prestígio”, “relógio” e “refúgio”. 
Algumas palavras escritas com G que costumam deixar os brasileiros em dúvida: GENGIBRE, BEGE, BIGIGANGA, TIGELA, VAGEM, ALGEMA, COGITAR, GENGIVA, AUGE, DRÁGEA, GESTO, TANGERINA, etc.
Já com relação ao J, algumas regras que podem nos ajudar:

   1 – Em todas as formas dos verbos terminados em “jar!, como “despejar” (despejei, despejem, “arranjar” (arranje, arranjemos), “enferrujar” (enferruje, enferrujem), “viajar” (viajei, viajemos), etc. O mesmo vale para verbos terminados em “jear”, como “gorjear” (gorjeie, gorjeiam). No caso de “viajar” e “enferrujar”, lembre-se: todas as formas verbais são com I, mas os substantivos (viagem e ferrugem) são com G.

   2 - Usamos I em palavras de origem indígena (“biju”, “jiboia”, ”jerimum”) ou africana (“canjica”, “acarajé”, “jiló”). Nesse ponto, merece uma menção especial o nome “Moji”, que, sendo de origem tupi, deveria ser escrito com J. Entretanto, há algumas cidades que adotam a grafia com G, como Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu e Mogi Mirim. É bom lembrar que, nesse caso, trata-se de nome próprio, o que faz com que haja uma maior liberdade com relação às regras ortográficas. Acontece algo parecido com “Bahia”, que manteve o H em sua grafia, mesmo quando a letra desapareceu do substantivo comum, “baía”. Em tempo: no Estado de Minas Gerais há um município chamado Tocos de Moji, com I. 
Palavras com J que às vezes causam problemas: BERINJELA, JILÓ, MAJESTADE, JEJUM, JEITO, TRAJE, CAFAJESTE, LAJE, ULTRAJE, etc. 
   Não custa lembrar que há inúmeras palavras que não se enquadram nas regras descritas acima. Sendo assim, sempre busque, em um dicionário ou no VOLP, qual a forma correta de escrever o que você quer. 
   Para terminar, só um comentário: muitas vezes já ouvi que o português é uma língua complicada, talvez uma das mais complicadas do mundo. Tremenda injustiça! Todo idioma tem suas peculiaridades ( e suas “complicações”). Quando o assunto é ortografia, por exemplo, a língua inglesa apresenta muito mais dificuldades que a nossa, pois há menos regras para ajudar.
   Até a próxima terá! (FLAVIANO LOPES – Professor de Português e Inglês. Encaminhe as suas dúvidas e sugestões para bemdito14@gmail.com página 5, caderno FOLHA 2, espaço BEM DITO, terça-feira. 28 de junho de 2016. Publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares