quarta-feira, 1 de junho de 2016

DEBATENDO A AGRICULTURA SUSTENTÁVEL


   Evento da Embrapa Soja e Iapar em Londrina discutirá a importância dos microrganismos como agente de diversificação e qualidade da lavoura

   Londrina receberá na próxima semana, de 6 a 9 de junho , a 27ª Reunião Latinoamericana de Rizobiologia ( Relar ), em uma promoção da Associação Latinomaericana de Rizobiologia (Alar) , com realização da Embrapa Soja e do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). Paralelamente, será promovida a 18ª Reunião da Rede de Laboratórios para a Recomendação , Padronização e Difusão de Tecnologia de Inoculantes Microbiano e Interesse Agrícola (Relare). Os eventos serão realizados no Hotel Sumatra. 
   Um dos processos microbiológicos que serão amplamente discutidos durante a Relar é o da fixação biológica do nitrogênio (FBN). A pesquisadora da Embrapa Soja Mariangela Hungria, presidente do evento, explica que no processo de FBN as bactérias conseguem capturar o nitrogênio da atmosfera e transformá-lo em fertilizante nitrogenado para as plantas. As estimativas são de que, no Brasil, somente com a cultura da Soja, a economia anual pela ação das bactérias fixadoras de nitrogênio são de aproximadamente 12 bilhões de dólares, que deixam de ser gastos com fertilizantes nitrogenados. “Além da vantagem econômica, existem benefícios ambientais, pois os fertilizantes nitrogenados resultam em poluição de rios, lenções freáticos, lagos, além de gases de efeito estufa”, explica Hungria. 
   De acordo com a pesquisadora, considerando o exemplo da soja, o Brasil deixa de emitir 45 milhões de toneladas de equivalentes de CO2 por ano pela FBN. Mas, além da soja, há dezenas de outras leguminosas de importância para os agronegócio brasileiro - como o feijoeiro, o feijão-capim, forrageiras, arbóreas, adubos verdes - que pode se beneficiar fortemente pela FBN.
   Para as gramíneas, como é o caso do milho, trigo, arroz, cana-de-açúcar, outros microrganismos, denominados de bactérias promotoras do crescimento de plantas (RPCP), vem sendo utilizado de forma exponencial. “Essas bactérias atuam por uma série de mecanismos, sendo um dos principais a produção de hormônios do crescimento de plantas, que resultam em maior produção de raízes , parte aérea e produção de grãos”, diz a pesquisadora. 

   INTERAÇÃO 

   Para Hungria, as pesquisas e os produtos visando maximizar a contribuição dos microrganismos para a nutrição de plantas tornam-se prioritários. “As pesquisas promovem avanços no conhecimento das interações entre microrgarnismos e plantas de importância econômica, social e ambiental, e também contribuem para a validação do uso de microrganismos e processos microbianos como insumos agrícolas”, avalia a pesquisadora. “A América Latina realiza pesquisas avançadas e dispõe de diversas inovações no uso de bactérias fixadoras de nitrogênio e de microrganismos promotores do crescimento de plantas”. Complementa.

   TEMÁTICA


   O tema escolhido para a 28ª Relar é “Fortalecendo as Parcerias Sul-Sul”, considerando-se como Sul-Sul não só as parcerias entre América Latina e Caribe, como também as que vêm sendo estabelecidas entre países esses países e a África e Oceania. “A escolha do tema foi definida pela identificação de que as parcerias Sul-Sul podem ser muito mais eficientes no tema de microrganismos destinados à agricultura do que as parcerias Norte-Sul”, explica Hungria. 
   Com base no tema escolhido, o programa da Relar contará com 40 palestras, de palestrantes de 14 países da América do Sul, Central, Europa, África e Austrália. O programa inclui nomes da ciência básica e aplicada, com representantes setores públicos e privados. ( REPORTAGEM LOCAL, caderno FOLHA ECONOMIA & NEGÓCIOS, quarta-feira, 1 de junho de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares