terça-feira, 21 de junho de 2016

UM FÔLEGO PARA OS ESTADOS



   Ainda sob o impacto da decretação do estado de calamidade pública pelo Rio de Janeiro por conta da crise econômica, Estados e União formaram um acordo de negociação da dívida. Com o acordo firmado ontem, os entes federados só voltarão a pagar suas dívidas a partir de 2017. São Paulo, Minas Gerais e Rio de janeiro ainda terão novas rodadas de negociações para definir suas situações. Haverá uma carência de 24 meses, sendo que nos seis primeiros o desconto será de 100%. A partir de janeiro de 2017, esse desconto será reduzido gradualmente, em aproximadamente 5,5 pontos percentuais por mês, até junho de 2018. Os 14 entes federados que detém liminares no STF que suspendem o pagamento das dívidas deverão retirar as ações e pagar esse resíduo em 24 meses. A renegociação das dívidas também alonga em 20 anos os pagamentos dos débitos com a União. Os descontos dados nesses primeiros 24 meses serão cobrados ao final o período de carência. As dívidas com o BNDES serão alongadas em mais dez anos, com quatro anos de carência. Nesse caso, ficaram de fora as dívidas contraídas pelos Estados relativas à Copa do Mundo de 2014. Os Estados se comprometeram a se enquadrar em um teto de crescimento de gastos à inflação do ano anterior. O Paraná foi um dos Estados a renegociar a dívida, contraída em 1999, quando se tomou emprestado R$ 5,6 bilhões. Desde então, o Paraná pagou R$ 14 bilhões e ainda deve R$ 9,5 bilhões. A dívida ficou quatro vezes maior. Um poço sem fundo. Sem uma renegociação, pagar a dívida com a União é uma solução cada vez mais distante. Antes do fechamento do acordo, ontem, havia um receio no Palácio do Planalto de que a ajuda ao Rio de Janeiro provocasse um efeito cascata e aumentasse a romaria de prefeitos a Brasília para cobra recursos financeiros. Decretando calamidade pública, o Rio de Janeiro receberá R$ 3 bilhões. Em meio ao cenário recessivo, Estados Unidos sofrem com as quedas na receitas e não suportam pagar uma dívida tão pesada. Por isso, a importância do acordo de ontem. Lembrando, porém, que a negociação significa um alívio imediato, mas não esconde o rombo gigante nas contas dos Estados e da União. (FOLHA OPINIÃO opiniao@folhadelondrina.com.br página 2, terça-feira, 21 de junho de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares